QUARTO DE DESPEJO E O RACISMO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE LEITURA

ROBERTO BATISTA HENRIQUE, Deisi Luzia Zanatta

Resumo


O objetivo deste artigo foi apresentar uma proposta de prática de leitura com a obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, para estudantes da 1ª Série do Ensino Médio. A partir desse texto, busca-se refletir como o racismo está presente em trechos de seu texto e de que forma ele também está presente na escola, na forma do preconceito linguístico, o preconceito por cor da pele e o preconceito de classe. Para isso, a fundamentação teórica escolhida pauta-se nos pressupostos de Victor Cklóvski (1975), nos teóricos Vicent Jouve (2012), Terry Eagleton (1994), Rildo Cosson (2009, 2014) e Quarto de Despejo (2020). Essa obra nos proporciona uma visão de mundo ímpar, nas letras de sua autora, mulher, mãe solo, negra. A relevância dessa obra para a leitura e interpretação tanto de mundo quanto de lugar de fala é imprescindível para a formação de leitores na atual conjuntura brasileira.


Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, R. Aula. Trad. L. Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1979.

BAGNO, M. Preconceito linguístico – o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

CANDIDO, A. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

CHKLÓVSKI, V. A arte como procedimento. Teoria da Literatura: Formalistas Russos. Porto Alegre: Editora Globo, 1976.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

DALVI, M. A. REZENDE, N. L. de, JOVER-FALEIROS, R. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.