ANÁLISE DIALÓGICA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALUNOS SURDOS: GÊNERO DISCURSIVO POEMA

Karolina Silva

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo fazer a análise linguística com perspectiva dialógica do recorte de material didático utilizado nas aulas do projeto de extensão Curso de português escrito para surdos universitários (UFPA). O gênero discursivo foi utilizado para efetivar diálogos orientados para compreensão e  produção valorada de discursos. As atividades referenciam o conceito de gênero discursivo em Bakhtin (2003) e sobre enunciado que apresentam aspectos relacionados ao estilo de linguagem, seleção do léxico, recursos gramaticais da língua, entre outros. Diante da dificuldade dos surdos em aprender o português escrito como L2, é de extrema importância a produção de materiais didáticos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem desses sujeitos que utilizam a Libras como L1 e a Língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua, segundo Quadros (2019). Para análise do material, selecionamos algumas questões das atividades referente ao poema “Retrato” de Cecília Meireles, além de imagens utilizadas para auxiliar na compreensão do poema. Os resultados mostram como: a) as imagens relacionadas ao poema possibilitaram maior compreensão do gênero levando em consideração os efeitos de sentido e o fato desses sujeitos estarem inseridos em um contexto sócio-histórico-ideológico; b) a sequência de atividades de uma interpretação dos signos ideológicos incorpora aspectos linguísticos-textuais facilitadores para o estudante surdo.

 Palavras-chave: Dialogismo. Material Didático. Gênero discursivo poema. Recursos visuais


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