PROCESSOS DE INCLUSÃO, EXCLUSÃO, VULNERABILIDADE E ESTIGMATIZAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ENSAIO TEÓRICO

Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Anne Gabriele Camargos de Oliveira, Rogério Drago

Resumo


Trata-se de um ensaio teórico oriundo da análise de um capítulo de uma tese de doutorado intitulada "Assim como as borboletas: Bianca e a síndrome de Turner". O objetivo desse texto é refletir sobre os processos de inclusão, exclusão e vulnerabilidade que os sujeitos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação podem vivenciar (ou não) cotidianamente. As reflexões são tecidas à luz de autores como Vigotski (1997), Goffman (1988), Padilha (2000), Pino (2005), Jesus (2006), Ainscow (2009), Drago (2012), Glat; Freitas (2002), Mitler (2003), Freitas (2013) entre outros. Como inferências a partir das reflexões tecidas, destaca-se que os processos de exclusão, vulnerabilidade e estigmatização são práticas humanas que têm seu esteio nas relações sociais, portanto, se queremos uma sociedade inclusiva, devemos trabalhar a alteridade e empatia com os sujeitos desde a mais tenra idade, sobretudo em espaços coletivos como as escolas.  

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