FORMAÇÃO EM SERVIÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Amanda Costa Camizão, Ariane Verbo da Rocha Teixeira, Sonia Lopes Victor

Resumo


Nessa pesquisa tivemos como objetivo analisar a formação em serviço de professores para sabermos se os conhecimentos previstos estão contemplando a demanda da inclusão para as crianças matriculadas na educação infantil. A pesquisa está assentada nos pressupostos teóricos e metodológicos do materialismo histórico-dialético, pois utilizamos as teorias histórico-cultural e histórico-crítica para desenvolver as nossas análises. A nossa pesquisa foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado em um bairro de classe média baixa do município de Vitória – ES. Para sua realização utilizamos como recursos metodológicos: entrevistas semiestruturadas aplicadas aos participantes, diário de campo e observações sistematizadas durante os momentos de planejamento dos professores. Para alcançar nosso objetivo observamos as formações organizadas pela instituição de educação infantil e pela Secretaria de Educação.  Percebemos que há formações para a educação especial aos professores de educação especial e aos pedagogos, mas ainda é necessária uma formação que contemple a participação de todos os sujeitos que são responsáveis por promover a inclusão dessas crianças, sobretudo aos professores regentes. Destacamos a forte influência do modelo médico-psicológico presente nas formações de professores oferecidas pelo município pesquisado. É urgente a superação da perspectiva biologizante que reduz a criança a sua deficiência ou transtorno. A dificuldade de estranhar esse tipo de formação em busca de outras perspectivas é também um indicativo de distanciamento do conhecimento e da intencionalidade da educação especial.


Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, M.S. F. et al. A relação teoria e prática na formação docente: condição essencial para o trabalho pedagógico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], p. 305-318, feb. 2020. ISSN 1982-5587. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2020.

BENACHIO, M. das N. - Repercussões da formação continuada em serviço para o desenvolvimento de professores do ensino médio. In.: LIMA, Maria Socorro Lucena Lima... [et al.] (org.). Didática e a prática de ensino na relação com a escola / organizadores– Fortaleza: CE: EdUECE, 2015. (recurso digital) (Coleção Práticas Educativas).

CAMIZÃO, A. C, VICTOR, S. L. Formação de professores do Observatório Nacional de Educação Especial: implicações da avaliação. In: 37ª ANPED - Reunião Nacional, Florianópolis. Anais da 37a Reunião Científica da ANPEd, v.37, p.1-15, out. 2015.

CAMIZÃO, A. C. Conhecimentos, concepções e práticas de professores de educação especial: o modelo médico-psicológico ainda vigora? 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.

CARNEIRO, Relma Urel Carbone. Formação em serviço de professores da educação infantil para atuação em escolas inclusivas: possibilidades e desafios a partir da extensão universitária. In PAIVA, CC., orgs. Universidade e sociedade: projetos de extensão da FCLAr – Unesp e suas ações transformadoras [online]. São Paulo: Currículo Acadêmica, 2016, p.51 – 69.

GAMA, M. E.; A. TERRAZZAN, E. Encontros e desencontros nos processos de formação continuada de professores em escolas públicas de educação básica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 4, n. 7, p. 126-140, 21 jun. 2018.

GONÇALVES, A. F.S, et. al. Observatório Nacional de Educação Especial e a Formação de Professores. In: VICTOR, S.L.; OLIVEIRA, I.M (Org.). Educação Especial: Políticas e Formação de Professores. Marília: ABPEE, 2016. 224p.

MARTINS, L. M. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. Campinas: Autores Associados, 2015.

MICHELS, M. H. O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial? Revista Educação Especial (UFSM), v.24, p.219-232, 2011.

RODRIGUES, C.A.; PADILHA, A. M. L. A práxis pedagógica na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. ANAIS DA XIV JORNADA DO HISTEDBR: Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa. UNIOESTE – FOZ DO IGUAÇU-PR. mai./2017.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.

SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 99-134, jan./abr. 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.