FORMAÇÃO EM SERVIÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo
Nessa pesquisa tivemos como objetivo analisar a formação em serviço de professores para sabermos se os conhecimentos previstos estão contemplando a demanda da inclusão para as crianças matriculadas na educação infantil. A pesquisa está assentada nos pressupostos teóricos e metodológicos do materialismo histórico-dialético, pois utilizamos as teorias histórico-cultural e histórico-crítica para desenvolver as nossas análises. A nossa pesquisa foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado em um bairro de classe média baixa do município de Vitória – ES. Para sua realização utilizamos como recursos metodológicos: entrevistas semiestruturadas aplicadas aos participantes, diário de campo e observações sistematizadas durante os momentos de planejamento dos professores. Para alcançar nosso objetivo observamos as formações organizadas pela instituição de educação infantil e pela Secretaria de Educação. Percebemos que há formações para a educação especial aos professores de educação especial e aos pedagogos, mas ainda é necessária uma formação que contemple a participação de todos os sujeitos que são responsáveis por promover a inclusão dessas crianças, sobretudo aos professores regentes. Destacamos a forte influência do modelo médico-psicológico presente nas formações de professores oferecidas pelo município pesquisado. É urgente a superação da perspectiva biologizante que reduz a criança a sua deficiência ou transtorno. A dificuldade de estranhar esse tipo de formação em busca de outras perspectivas é também um indicativo de distanciamento do conhecimento e da intencionalidade da educação especial.
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PDFReferências
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