O SOM INAUDÍVEL DA (IN)EXCLUSÃO: UM ENSAIO TEÓRICO

Anna Klaudya da Silva Matias, Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Euluze Rodrigues da Costa Junior

Resumo


 

Este ensaio teórico objetiva trazer reflexões acerca da inclusão e da exclusão que permeiam as construções da subjetividade do sujeito Surdo, conceitos estes que se entrelaçam nos caminhos que os compõem. Entre encontros e desencontros concomitantes ocorridos em trajetórias distintas, que se assemelham na construção silenciosa de seus eus. Eus que tecem identidades sem reflexos do outro pois o outro não se identifica ao eu. Com o aporte teórico em Sacks (2010), Bakhtin (2014), Vigotski (2000), nossas percepções se fortalecem e se sistematizam, levantando questionamentos sobre o “ser Surdo” e suas relações com o outro. Este ensaio teórico é construído sob um olhar crítico e humano acerca do outro. Como tecitura emergente desse ensaio, destacamos que as palavras são vivas, modificam-se tal qual a cultura se transforma, portanto, inclusão ou exclusão são conceitos que se relacionam intrinsecamente ao campo de imanência da época ou do lugar em que os grupos sociais estão inseridos. 

        

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, M. P. M. Assim como as borboletas: Bianca e a síndrome de Turner. 2020. 167 f. 2020a. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Educação) -Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2014.

ESCOREL. S. Exclusão social. Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2009. Disponível em: ˂http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/excsoc.html˃. Acesso em: 10 dez. 2022.

GESSER, A. LIBRAS?: Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

LABORIT, E. O grito da gaivota. 2. ed. Tradução: Ângela Sarmento. Lisboa: Editorial Caminho, 2000.

PERLIN, G. T. T. O ser e o estar sendo surdos: alteridade, diferença e identidade. 2003. 156 p. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, BR-RS, 2003.

PUDANS-SMITH, K. K.; CUE, K. R.; WOSLEY, J. A.; CLARK, M. D. To Deaf or not to deaf: That is the Question. Psychology, v. 10, p. 2091-2114, 2019. DOI: https://doi.org/10.4236/psych.2019.1015135. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2023

SÁ, N. R. L. Cultura, poder e educação de surdos. São Paulo: Paulinas, 2006.

SACKS, O. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo, Companhia das Letras, 2010.

SILVA, A. S. O mundo dos sentidos em português: polissemia, semântica e cognição. Coimbra: Ed. Almedina SA. 2006.

VIGOTSKI, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

WOODWARD, J.; HOREJES, T. d/Deaf: Origins and Usage. In: G. Gertz; P. Boudreault (Orgs.), The SAGE Deaf Studies Encyclopedia. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2016, p. 284- 287.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.