Do quadro negro a lousa digital: possibilidades interativas sobre as telas

Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira, Aline Fernanda Firmino Duarte

Resumo


Este artigo propõe discutir como as novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a educação desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre professor e aluno. Com isso, esse impacto das novas tecnologias também tem provocado mudanças na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a evolução tecnológica tem se caracterizado pela crescente velocidade e constante atualização das informações. A cada dia, são criados novos objetos que visam facilitar a vida do ser humano ou simplesmente contribuir para o consumismo. A proliferação de dispositivos digitais na atual sociedade da informação, como MP3, celulares, câmeras fotográficas, palmtops, visual phones, dentre outros, visam oferecer maior mobilidade, personalização e conectividade aos usuários. Diante disso, consideramos que o desenvolvimento da tecnologia atinge de tal modo as formas de vida da sociedade e que a escola não pode ficar à margem dessa mudança. Portanto, a inserção das novas tecnologias na educação é o grande desafio que se apresenta aos educadores do século XXI no que diz respeito às possibilidades e aos resultados da utilização das tecnologias da informação e da comunicação no processo educacional, pois a educação do futuro é aquela que deve proporcionar a formação de cérebros para a cooperação, para a relação harmoniosa entre os seres que habitam nosso planeta.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.