ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E PENSAMENTO COMPLEXO: TECENDO CONFLUÊNCIAS

Letícia Leão de Carvalho Pimenta, Michell Pedruzzi Mendes Araújo

Resumo


Este ensaio pretende explorar a relação entre o conceito de Alfabetização Científica (AC), segundo as proposições das autoras Sasseron e Carvalho, associado às ideias de Edgar Morin, no que diz respeito ao desenvolvimento de uma compreensão crítica e complexa do mundo. Tais teóricos discutem a necessidade de transformação do pensamento humano a começar pela relação do homem com o conhecimento. Destarte, os pressupostos teóricos da AC convergem para a epistemologia da complexidade desenvolvida por Morin, quando preconizam a possibilidade de apropriação do conhecimento científico pelo sujeito como uma ferramenta importante na luta contra a fragmentação dos saberes. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico que resgata as principais concepções dos referidos autores. Como resultado, ressalta-se que, ao optar pela prática da Alfabetização Científica, os indivíduos podem desenvolver os instrumentos necessários para navegar pelas complexidades do mundo moderno, tomar decisões informadas e participar ativamente na construção de um futuro mais sustentável. Nesse sentido, a integração da teoria de Morin com o conceito de AC fornece possibilidades de transformar a educação e promover uma compreensão holística da interação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente.       

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, M. P. M.; CORTE, V. B.; GENOVESE, C. L. de C. R. Alfabetização científica e popularização da ciência: contribuições e desafios à valorização da educação científica. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022044, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4853. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2023.

ARAÚJO, M. P. M.; SOARES, V. T. X. Em busca de um ensino de ciências da natureza menos acrítico, dogmático e apolítico. Pensar a Educação em Revista, Belo Horizonte, ano 8, v. 8, n. 2, mai-ago 2022. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2023.

CARVALHO, A. M. P. de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo, Cengage Learning, 2017, p. 1-20. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2023.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 89–100, jan. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2023.

MORIN, E.; CIURANA, E.-R.; MOTTA, R. Educar na Era Planetária: o pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo, Cortez Editora, 2003.

MORIN, E. A via para o futuro da humanidade. 2. ed. Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

PETRAGLIA, I. C. Complexidade e Auto-ética. EccoS Rev. Cient. UNINOVE, São Paulo, v. 2 n. 1, p. 9-17, jun. 2000. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2023.

RIBEIRO, F. N. Edgar Morin, o pensamento complexo e a educação. Revista Pró-Discente: Caderno de Prod, Acad.-Cient. Progr. Pós-Grad. Educ., Vitória, v. 17, n. 2, p. 40-50, jul./dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2023.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, p. 59-77, 2011. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2023.

SASSERON, L. H. Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: relações entre Ciências da Natureza. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49-67, nov. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-2117201517s04. Disponível em: . Acesso em: 4 jul. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.