MEDIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES: UMA CONTRIBUIÇÃO DE VIGOTSKI NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada numa turma de cinco anos da educação infantil numa instituição pública do município de Vila Velha. Discute o processo de apropriação da linguagem escrita pela criança quando incentivada a escrever para se comunicar com o outro. Conclui que, a partir da interlocução e mediação, por meio dos signos da linguagem, estabelecida entre professora/crianças e crianças/crianças, ocorrem mudanças qualitativas nas funções psicológicas superiores, possibilitando a criança se apropriar dos conhecimentos necessários para ler e escrever.
Texto completo:
PDFReferências
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. Ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
GONTIJO, Cláudia M. M. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita. Autores Associados. São Paulo, 2007.
________Cláudia Maria Mendes. O conceito de apropriação na perspectiva histórico-cultural. Periódico do Mestrado em Educação da UCBD. Série Estudos, Campo Grande, MS, n. 12, p. 45-56, jul./dez., 2001b. In: PIFFER, Maristela Gatti, O trabalho com a linguagem escrita na educação infantil. 2006. 374 f. Dissertação e (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Educação. Alfabetização, linguagem e texto.
OLIVEIRA. Z. M. R. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.
SMOLKA, A.L.B. (Org.). Linguagem, cultura e cognição: reflexões para o ensino e a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 21 – 50.
VIGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. Martins Fontes, São Paulo, 2010.
__________, L. S. A formação social da mente. Martins Fontes, São Paulo, 2008.
__________, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Martins Fontes, São Paulo, 2009. E-book. Disponível em: PDF. Acesso em: 04 de out 2023.
Apontamentos
- Não há apontamentos.