FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO SUPERIOR

Adriana Teixeira Costa, Lucas de Souza Leite

Resumo


RESUMO

Partindo da premissa de que o momento da formação inicial de professores é muito importante para a constituição docente e que a Educação Especial é uma modalidade cara à formação, a presente pesquisa investiga o campo da formação inicial docente em interface com a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Assim, tem-se como objetivo analisar a oferta formativa de cursos de licenciatura tecendo reflexões sobre como a Educação Especial é ofertada nessas graduações. A pesquisa, de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso, utiliza-se de dados do Censo da Educação Superior no Brasil (2020, 2021) para suas análises, assume como campo empírico duas universidades do estado do Espírito Santo e realiza reflexões a partir da oferta formativa para os cursos de Pedagogia. Tais análises estão ancoradas na Sociologia Figuracional de Norbert Elias, principalmente no conceito de processo social. Como resultados, observou-se nos marcos legais pouco direcionamento para a formação de professores em relação a Educação Especial, um crescente aumento no número de matrículas nos cursos de formação de professores na modalidade EaD, acompanhada de uma redução da busca desses cursos no formato presencial. Percebeu-se também, ao analisar a grade curricular de dois cursos de formação de professores, baixa oferta de disciplinas relacionadas à temática.

Palavras-chave: Formação inicial de professores; Educação Especial; Sociologia Figuracional.


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Referências


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