PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR PARA O PROCESSO SOCIAL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS (2013-2022)

Carla Briseida Choque Villarroel Silva, Lucas de Souza Leite, Claudiana Raymundo dos Anjos, Reginaldo Célio Sobrinho

Resumo


Este trabalho tem como objetivo sistematizar reflexões sobre os processos inclusivos de estudantes com deficiência do Ensino Superior brasileiro evidenciados pela produção científica nacional entre os anos de 2013 a 2022. De natureza qualitativa, o estudo caracteriza-se como uma Revisão de Literatura, em que se realiza um levantamento de artigos científicos que versam sobre inclusão no Ensino Superior. Os dados foram agrupados em três eixos temáticos:  a) Implementação de leis e de políticas públicas acerca dos processos inclusivos; b) Espaços e serviços de apoio aos estudantes com deficiência; c) Experiências de alunos com deficiência na universidade. A partir das análises, observou-se um aumento de publicações após 2016 e destaca-se a importância de discussões sobre o processo de inclusão no Ensino Superior pela própria academia, de modo que os debates impulsionem a materialização de ações e de políticas relativas ao processo de inclusão educacional.


Texto completo:

PDF

Referências


ANACHE, A. A; CAVALCANTE, L. D. Análise das condições de permanência do estudante com deficiência na Educação Superior. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.spe, pp.115-125. ISSN 2175-3539. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018042. Acesso em: 7 jun. 2021.

BRASIL. Programa Incluir: Acessibilidade na educação superior. Ministério da Educação, Secretária de Educação Especial (Seesp) e Secretaria de Educação Superior (SeSu), 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educaçaosuperior-1690610854/18124-em-10-anos-numero-de-matriculas-de-alunos-com-deficiência-sobre-9336. Acesso em: 06 ago. 2018.

CABRAL, L. S. A.; MELO, F. R. L. V. de. Entre a normatização e a legitimação do acesso participação e formação do público-alvo da educação especial em instituições de ensino superior brasileiras. Educ. rev., Curitiba, Brasil, n. especial 3, p. 55-70, dez. 2017. INSS 1984-0411. DOI: 10.1590/0104-4060.41046

CASTRO, S. F; ALMEIDA, M. Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2014, vol.20, n.2, pp.179-194. ISSN 1413-6538. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014000200003. Acesso em: 17 mai. 2020.

CIANTELLI, A. P.C; LEITE, L. P. Ações exercidas pelos núcleos de acessibilidade nas universidades federais brasileiras. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.413-428. ISSN 1413-6538. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000300008. Acesso em: 03 mai. 2022.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., vol. 1, 1994.

ESTERMANN, Josef; TAVARES, Manuel; GOMES, Sandra. Interculturalidade crítica e decolonialidade da educação superior: para uma nova geopolítica do conhecimento. Laplage em Revista, v. 3, n. 3, p. 17-29, 2017. Disponível em: Interculturalidade crítica e decolonialidade da educação superior: para uma nova geopolítica do conhecimento (redalyc.org). Acesso em: 28 dez. 2023.

FERNANDES, Sueli; MOREIRA, Laura Ceretta. Políticas de educação bilíngue para estudantes surdos: contribuições ao letramento acadêmico no ensino superior. Educ. rev. [online]. 2017, n.spe.3, pp.127-150. ISSN 0104-4060. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.51048. Acesso em: 07 abr. 2022.

GESSER, M.; NUERNBERG, A. H. A participação dos estudantes com deficiência física e visual no ensino superior: apontamentos e contribuições das teorias feministas da deficiência. Educ. rev., Curitiba, Brasil, v. 33, n. especial 3, p. 151-166, dez. 2017. Disponível em: https://bityli.com/Q9S9mX. Acesso em: 15 fev. 2021.

GOMES, Alfredo Macedo; MORAES, Karine Numes de. Educação superior no Brasil contemporâneo: transição para um sistema de massa. Educação & Sociedade, v. 33, p. 171-190, 2012. Disponível em: SciELO - Brasil - Educação superior no Brasil contemporâneo: transição para um sistema de massa Educação superior no Brasil contemporâneo: transição para um sistema de massa. Acesso em: 28 dez. 2023.

GUERREIRO E.M.B.R; ALMEIDA, M. A; SILVA FILHO, J. H. Avaliação da satisfação do aluno com deficiência no ensino superior. Avaliação (Campinas) [online]., vol.19, n.1, pp.31-60, 2014. ISSN 1414-4077. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772014000100003.

JESUS, Denise Meyrelles de. Educação inclusiva: construindo novos caminhos. Relatório final de estágio de Pós-Doutorado – USP. Vitória: Programa de Pós- Graduação em Educação, 2002.

KIRSCHNER. Tereza Cristina. História e Sociologia: A Contribuição De Norbert Elias. História e Cultura, Franca, v.3, n.3 (Especial), p. 53-65, dez. 2014. Disponível em: https://www.bing.com/ck/a?!&&p=1a5a450a01664801JmltdHM9MTY4MDgyNTYwMCZpZ3VpZD0zZDBhNDFiZC1mNTJjLTYxZTUtMmQzYy01MGZlZjQ3ZDYwN2MmaW5zaWQ9NTE3MQ&ptn=3&hsh=3&fclid=3d0a41bd-f52c-61e5-2d3c 50fef47d607c&psq=Tereza+Cristina.+História+e+Sociologia%3a+A+Contribuição+De+Norbert+Elias.&u=a1aHR0cHM6Ly9kaWFsbmV0LnVuaXJpb2phLmVzL2Rlc2NhcmdhL2FydGljdWxvLzYwNzcyNzMucGRm&ntb=1. Acesso em: 07 mar. 2022.

LACERDA, Cecília Rosa. Saberes necessários à prática docente no ensino superior: olhares dos professores dos cursos de bacharelado. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 79–100, 2016. DOI: 10.35699/2237-5864.2015.2051. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2051. Acesso em: 28 dez. 2023.

LOURENCO, Gerusa Ferreira; BATTISTELLA, Janna. Mapeamento de alunos público-alvo da educação especial na Universidade Federal de São Carlos em 2014-2015. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.spe, pp.25-32. ISSN 2175-3539. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018039.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n. 2, p. 17–23, maio 2008. Disponível em: SciELO - Brasil - Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Acesso em: 28 dez. 2023.

MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de; ARAUJO, Eliana Rodrigues.Núcleos de Acessibilidade nas Universidades: reflexões a partir de uma experiência institucional. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.spe, pp.57-66. ISSN 2175-3539. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018046. Acesso em: 28 mar. 2021.

PERINI, T. Í. O processo de inclusão no Ensino Superior em Goiás: a visão dos excluídos. 2006. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação Faculdade de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2006. Disponível em: Dinor de Castro Gomes (pucgoias.edu.br). Acesso em: 20 out. 2021.

PLETSCH, Márcia Denise; LEITE, Lúcia Pereira. Análise da produção científica sobre a inclusão no ensino superior brasileiro. Educ. rev.[online]. 2017, n.spe.3, pp.87-106. ISSN 0104-4060. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.51042. Acesso em: 28 mar. 2021.

REGIANI, A. M.; MOL, G. S. Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2013, vol.19, n.1, pp.123-134. ISSN 1516-7313. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100009.

SANTOS, Amanda Fernandes. Educação inclusiva no ensino superior: o docente universitário em foco. 2009. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2009.

SOBRINHO, Reginaldo Célio; PANTALEÃO, Edson; CARVALHO, Elaine de. O papel dos governos e dos mecanismos legais nos processos inclusivos escolares. Revista Comunicações, v. 25, p. 195-216, 2018. Disponível em: O papel dos governos e dos mecanismos legais nos processos inclusivos escolares | Sobrinho | Comunicações (metodista.br). Acesso em: 12 jun. 2020.

TRIVIÑOS, A. N. S. - Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987. p.132.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.