PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR PARA O PROCESSO SOCIAL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS (2013-2022)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo sistematizar reflexões sobre os processos inclusivos de estudantes com deficiência do Ensino Superior brasileiro evidenciados pela produção científica nacional entre os anos de 2013 a 2022. De natureza qualitativa, o estudo caracteriza-se como uma Revisão de Literatura, em que se realiza um levantamento de artigos científicos que versam sobre inclusão no Ensino Superior. Os dados foram agrupados em três eixos temáticos: a) Implementação de leis e de políticas públicas acerca dos processos inclusivos; b) Espaços e serviços de apoio aos estudantes com deficiência; c) Experiências de alunos com deficiência na universidade. A partir das análises, observou-se um aumento de publicações após 2016 e destaca-se a importância de discussões sobre o processo de inclusão no Ensino Superior pela própria academia, de modo que os debates impulsionem a materialização de ações e de políticas relativas ao processo de inclusão educacional.
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PDFReferências
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