O lúdico na Arte

paula rodrigues clemente

Resumo


Este ensaio tem como objetivo fazer uma análise-discursiva acerca da importância do Lúdico como mediação de possibilidades de aprendizagem significativa, onde apresenta o englobamento dos sentimentos, as sensações, as intuições, os pensamentos no desenvolvimento do educando. Para que isso ocorra é essencial compreendera conceituação sobre o que é a Arte no Lúdico abordando questionamento sobre em nosso meio tudo que se liga a Arte é realmente inserido de ludicidade, indaga-se, entretanto, toda discussão permeia sobre os espaços lúdicos onde haja experimentações, interações, brincadeiras, reflexões.  A pesquisa baseada em metodologia de aplicação bibliográfica, documental, almeja resultados positivos durante toda trajetória do referencial teórico com os subsídios dos autores (READ, 2001), (CLARK, 1998), (HUIZINGA, 2004) e dentre outros. Conclui-se sobre a disposição lúdica suscitada pelo belo e liberdade para obtenção de criticidade para a humanidade.

.

Palavras-chave: Lúdico; Arte; Aprendizagem; Liberdade.

Texto completo:

PDF

Referências


CLARK, Lygia. Lygia Clark e o Espaço Concreto Expressional. In: BORJA-VILLEL, Manuel J. (Org.). Lygia Clark. Barcelona: Fundació Antoni Tápies, 1998.

READ, Read. Educação pela Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2004.

LUCKESI, Cipriano. Desenvolvimento dos estados de consciência e ludicidade. In: LUCKESI, Cipriano (org.). Ensaios de ludopedagogia. N.1, Salvador UFBA/FACED, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.