EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONTEÚDO DE APLICATIVO PARA PRECEPTORES DO INTERNATO DE MEDICINA

Luciana Muri Oliveira, Julio César Soares Aragão

Resumo


O Internato de Medicina é o momento da formação em que o acadêmico põe em prática tudo que lhe foi ensinado, na teoria, no ciclo básico. Neste momento da graduação, os estudantes são instruídos por profissionais médicos – os preceptores. Na maioria das vezes, esses preceptores se incorporam ao corpo docente da universidade por exercerem assistência profissional no local onde a prática ocorre, sem nenhuma capacitação ou orientação pedagógica prévia. Foi desenvolvido um aplicativo, Preceptoria Médica – em foco, que visa introduzir princípios da docência a estes profissionais. Este artigo se propõe a apresentar as evidências de validação de uma ferramenta paradidática para auxílio ao exercício da docência do preceptor do internato de medicina. O método usado foi aplicação de questionário utilizando-se escala Likert dentro das categorias escolhidas para a análise do aplicativo. O aplicativo nomeado de Preceptoria Médica – em foco - apresentou Índice de Validade de Conteúdo global de 0,91. O aplicativo mostrou evidência de para utilização como ferramenta auxiliar de introdução à docência para os preceptores do internato de medicina, através da validação por pares.



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