AMASSAR E CRIAR BRINQUEDOS DE BARRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O artigo apresenta uma experiência de iniciação científica realizada durante o Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil (ECSEI), vinculado ao Curso de Graduação em Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para caracterizar brinquedos e brincadeiras presentes em uma instituição de Educação Infantil (EI), no município de João Pessoa, Paraíba. A pesquisa exploratória fundamentada em dados bibliográficos de Louv (2016), Kishimoto (2001) e Martins Filho (2010), bem como em documentos legais, como a Resolução CNE/CEB n. 5/2009 e Resolução CNE/CP n. 2/2017, contextualiza o brincar na Educação Infantil. Os dados coletados na instituição de EI indicaram a presença excessiva de brinquedos em plástico e a ausência de brincadeiras livres ligadas à natureza. Para ampliar o repertório infantil realizou-se uma atividade de produção de brinquedos com as crianças a partir de materiais orgânicos, de modo a promover a cultura e a arte em aprendizagens articuladas aos campos de experiência da EI.
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PDFReferências
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