ANÁLISE DO DISCURSO NA EDUCAÇÃO: O PAPEL MOTIVADOR DA PROFESSORA STACY EM ANNE DE GREEN GABLES

Silvia Rejane de Lima Ferreira da Silva, Anderson Alves de Souza

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar a interação pedagógica entre Anne e a Professora Stacy na narrativa Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery (2020). A Professora Stacy surge como uma figura central na vida da protagonista Anne, desencadeando uma série de processos linguísticos, pedagógicos e afetivos que influenciam profundamente o desenvolvimento educacional e pessoal da jovem. A análise utiliza a teoria do sistema de transitividade de Halliday e Matthiessen (2004) com foco nos processos relacionais, materiais, verbais e mentais. A análise revelou que a Professora Stacy é retratada principalmente como: (i) Portadora de qualidades admiráveis, estimulando o melhor nos alunos, especialmente em Anne; (ii) Indutora de processos mentais, provocando ações cognitivas e incentivando o pensamento crítico de Anne; (iii) Dizente em processos verbais que vão além da instrução acadêmica, transmitindo assim valores e ideais éticos fundamentais; e (iv) Ator em processos materiais de experiências educativas concretas ao ar livre. Anne, por sua vez, é representada como Portadora de atributos positivos e Experienciadora em processos mentais de afeto. Ademais, ela também figura como Ator em várias ocorrências do verbo escrever. Esperamos que nosso estudo possa contribuir não apenas para a relação literária entre a jovem Anne e sua Professora, mas também para a compreensão do papel crucial do educador na formação dos alunos.


Texto completo:

PDF

Referências


FARIAS, V. L. Lucy Maud Montgomery: a vida da autora de "Anne of Green Gables". Beco das Palavras. 15 ago. 2018. Disponível em: https://becodaspalavras.com/2018/08/15/lucy-maud-montgomery/. Acesso em: 26 abr. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to Functional Grammar. 3. ed. London: Arnold, 2004.

MARIANO, E.F. Observações sobre a aplicação da educação experiencial ao ar livre na educação ambiental. III Congresso Nacional de Educação, 2016, p. 1-9

MONTGOMERY, L. M. Anne of Green Gables. Tradução de Bárbara Menezes, Editora Novo Século, 2020.

QUEM foi L. M. Montgomery. Editora Wish, 2022. Disponível em: https://www.editorawish.com.br/blogs/novidades/quem-foi-l-m-montgomery-autora-d e-anne-de-green-gables. Acesso em: 17 Jul. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.