CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
Este texto tem o objetivo de abordar os conceitos de mediação, aprendizagem, desenvolvimento, inclusão, zonas de desenvolvimento (potencial, iminente e real), a importância da interação e das trocas recíprocas entre os indivíduos e o ambiente para a construção dos processos de mediação, e os fundamentos da defectologia a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural de Vigotski (1989; 1994; 1997; 2003; 2008) e colaboradores. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, de abordagem qualitativa. Os conceitos apresentados no corpo do texto são conceitos-chave para discussões acerca da educação de pessoas que compõem o público-alvo da Educação Especial. Como resultado, ressalta-se que a teoria de Vigotski nos fornece subsídios para compreender as especificidades das pessoas com deficiência e, principalmente, para compreender os caminhos alternativos para que elas aprendam e se desenvolvam a partir do processo de mediação.
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PDFReferências
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