CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Alekcia Pereira dos Anjos Silva, Michell Pedruzzi Mendes Araújo

Resumo


Este texto tem o objetivo de abordar os conceitos de mediação, aprendizagem, desenvolvimento, inclusão, zonas de desenvolvimento (potencial, iminente e real), a importância da interação e das trocas recíprocas entre os indivíduos e o ambiente para a construção dos processos de mediação, e os fundamentos da defectologia a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural de Vigotski (1989; 1994; 1997; 2003; 2008) e colaboradores. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico, de abordagem qualitativa. Os conceitos apresentados no corpo do texto são conceitos-chave para discussões acerca da educação de pessoas que compõem o público-alvo da Educação Especial. Como resultado, ressalta-se que a teoria de Vigotski nos fornece subsídios para compreender as especificidades das pessoas com deficiência e, principalmente, para compreender os caminhos alternativos para que elas aprendam e se desenvolvam a partir do processo de mediação.

  

Texto completo:

PDF

Referências


MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. São Paulo: Artmed, 2003.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2002.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. La Taille y otros. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão, p. 23-34, 1992.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 12. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

ROPOLI, E. A.; MANTOAN, M. T. E.; SANTOS, M. T. da C. T. dos; MACHADO, R. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva/ Edilene Aparecida Ropoli et al. – Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010. 51p. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43123. Acesso em: 30 nov. 2023.

SIRGADO, A. P. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, Campinas-SP, v. 21, p. 45-78, 2000.

VIGOTSKI, L. S. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/x987G8H9nDCcvTYQWfsn4kN/. Acesso em; 21 fev. 2024.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

VIGOTSKI, L. S. Fundamentos de defectologia. In:___. Obras completas. Tomo V. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1989.

VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução de: Maria da Pena Villalobos. 11.ed. São Paulo: Ícone, 2010.

VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas: Fundamentos de defectologia. Tomo V. Madrid: Visor, 1997.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Trad. Cláudia Schilling – Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Organização [e tradução]: Zoia Prestes e Elizabeth Tunes; tradução: Cláudia da Costa Guimarães Santana. Rio de Janeiro: E-Paper, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.