ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO: O ESTADO D'ARTE

Jaqueline Maria do Nascimento Rocha, Hiran Pinel, Vitor Gomes, Paulo Roque Colodete, Raniê Ralph Gaburro Teixeira

Resumo


 

Introdução e objetivos:  Esse estudo tem dois objetivos: Descrever o Estado da arte em estudos que abordam as altas habilidades e ou superdotação, publicados em 2023 na base de dados SciELO, comentando cada um deles; Criar uma ou mais questões fenomenológicas a partir de artigos descritos não-fenomenológicos, defendendo a ideia de que tais  podem inspirar um tipo de pesquisa radicalmente qualitativa. Trajeto da pesquisa: após produzirmos uma análise de cada um dos artigos, destacando aspectos que possam trazer a lume o estado d'arte das pessoas e ou sujeitos  da Educação Especial, escolar e não escolar, com altas habilidades e ou superdotação, na criação de questões fenomenológicas a partir desses estudos, que, não foram produzidos por tal método. Resultados e Discussão: Foram encontrados apenas quatro artigos científicos com o tema altas habilidades e ou superdotação na biblioteca SciELO, o que indica a necessidade mais pesquisas nessa esfera da Educação Especial. Sugere-se que os novos estudos sejam produzidos por um método de pesquisa qualitativo, como é o fenomenológico.


Texto completo:

PDF

Referências


FORGHIERI, Y. C. Psicologia Fenomenológica: fundamentos, método e pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

FOUCAULT, M. Doença mental e Psicologia. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1975.

GOMES, V; PINEL, H. O que é ser dois professores do atendimento educacional especializado a alunos com altas habilidades ou superdotação: compreensões e imersões. Revista Cocar, [S. l.], n. 19, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5852. Acesso em: 7 jan. 2024.

PETRELLI, R. Fenomenologia: teoria, método e pratica. Goiânia: UCG, 2004.

PINEL, H. Pesquisa fenomenológico-existencial; aplicação na pesquisa e intervenção na Educação Especial (escolar e não-escolar) e Saúde. 4a edição, revista e ampliada. Vitória, ES: editora informal paper, 2023.

SIMONETTI, D. C. Teorias sobre altas habilidades e superdotação. Instituto inclusão Brasil. maio 29, 2012. Disponível em: https://institutoinclusaobrasil.com.br/teorias-sobre-altas-habilidades-e-superdotacao/. Acesso: 07 jan. 2024.

SIMONETTI, D. C. Superdotação: estudo comparativo da avaliação dos processos cognitivos através de testes psicológicos e indicadores neurofisiológicos. Tese de doutorado. Minho, Portugal: Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, 2008. Disponível em: https://www.aneis.org/wp-content/uploads/2016/08/tesefinal_doracortatsimonetti.pdf. Acesso: 06 de jan. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.