“Do concreto ao abstrato - A construção da noção de espaço e quantificação de alunos com deficiência visual - elementos concretos em aulas de matemática pré-soroban - Uma análise exploratória.”

Neimar Oliveira das Dores

Resumo


Este trabalho descreve uma experiência de observação realizada em aulas de geometria para alunos com deficiência visual e múltipla no Instituto Benjamin Constant (IBC-RJ) no Rio de Janeiro. O objetivo é explorar a percepção dos alunos em relação ao espaço e forma, utilizando materiais táteis, elementos concretos e estratégias adaptadas de ensino apoiadas em um currículo personalizado e individual. A metodologia inclui planejamento de ensino individualizado (PEI) e a preparação dos alunos para o uso do Soroban (ferramenta de ensino de operações matemáticas básicas utilizada como recurso didático para ensino a deficientes visuais). As aulas foram conduzidas por uma equipe multidisciplinar de professores durante o mês de Junho de 2023. As hipóteses levantadas apontam para a eficácia das estratégias de ensino adaptadas e do ambiente inclusivo na promoção do aprendizado dos alunos com o uso de materiais táteis. O trabalho destaca a importância da educação inclusiva e adaptada para o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência visual e múltipla.


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Referências


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