O CHROMEBOOK COMO POTENCIALIZADOR DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Rosane Maria Muñoz, Simone Lopes Smiderle Alves, Márcia Gonçalves de Oliveira, Vanessa Battestin

Resumo


Este estudo trata de uma vivência pedagógica desenvolvida na educação infantil do município Serra (ES) por meio do uso e apropriação do Chromebook com as turmas de cinco anos de idade a fim de desenvolver o currículo Ciências da Natureza com abordagem na Alfabetização Científica, por meio de uma sequência didática apoiada por tecnologias digitais para promover visitas virtuais em Parques Ambientais, Jardim Botânico com a interlocução dos biólogos à apresentação da biodiversidade do ambiente. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva, de pesquisa participante com 32 crianças, 02 professoras e a gestora escolar. Apoiado nos teóricos que tratam da alfabetização científica, dos processos de mediação na construção do conhecimento e de inserção das tecnologias digitais na educação a fim de refletir acerca das potencialidades estabelecidas entre o objeto com a utilização das tecnologias, bem como, da capacidade digital do professor nessa construção das habilidades e competências significativas dos nativos digitais. Por meio da análise de conteúdo a fim de compreender as manifestações das crianças acerca de suas descobertas e das professoras ao evidenciarem a construção da autonomia, criatividade e compartilhamento de saberes que o uso da tecnologia digital desenvolve no cognitivo e emocional da turma, configurando-se assim em perspectivas de saberes significativas.


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