Apontamentos
- Não há apontamentos.
Rosane Maria Muñoz
Prefeitura Municipal de Vitória.
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (EDUCIMAT).
Brasil
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), Especialização Psicopedagogia (Saberes), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010) e Especialista em Informática na Educação (IFES/CEFOR). Estatutária no quadro magistério das Prefeituras de Serra e Vitória, atua na função de Coordenadora do Polo UAB Vitória (a partir de 2015). Membro do grupo de pesquisa "Federalismo e Políticas Educacionais – Ufes. Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas (TecPrática) - Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).
Simone Lopes Smiderle Alves
Prefeitura Municipal da Serra.
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (EDUCIMAT).
Brasil
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (EDUCIMAT). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Especialista em: Oratória, Transversalidade e Didática da Fala para Formação de Professores (UFES); Informática na Educação pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco (UCB/RJ). Graduada em Pedagogia (UFES). Tem experiência na área de Educação, atuando nas seguintes temáticas: Educação Básica, Direito à educação, Fundeb, Federalismo, Financiamento da educação básica, Políticas educacionais; Ensino de Ciências, Robótica educacional, Uso e Apropriação pedagógico das TICs. Integra os grupos de pesquisa: Pros@Tec Tecnologias Digitais e Computação na Educação (IFES Cefor); Federalismo e Políticas Educacionais (UFES); Membro do Comitê Capixaba da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Membro da equipe editorial da Revista Sala de Aula em Foco do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática Instituto Federal do Espírito Santo. Professora estatutária da Educação Básica pela Prefeitura Municipal da Serra e desde 2022 exerce a função de Diretora Escolar do CMEI Nilda Vanette.
Márcia Gonçalves de Oliveira
Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes-Cefor)
Brasil
Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes-Cefor), Doutora em Engenharia Elétrica (2013), Mestre em Informática (2009) e Bacharel em Ciência da Computação (2002) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Área Áreas de Interesse: Tecnologias de Análise de Aprendizagem, Ensino de Programação, Informática na Educação, Educação Profissional e Educação a Distância. Atua como Coordenadora Geral de Pesquisa e Extensão do Centro de Referência em Formação e EaD (Cefor) do Ifes e como professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) e do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional de Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Ifes. Atualmente coordena o Programa Corte de Lovelace no Ifes e faz Mestrado em Teologia pela Faculdade Batista do Paraná (FABAPAR)
Vanessa Battestin
Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
Brasil
Doutora em Educação (2012), mestre em Informática (2005) e bacharel em Ciência da Computação (2001), todos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É professora titular do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), efetiva desde 2005, lotada no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor). Atualmente é Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil, professora permanente do Mestrado e Doutorado em Ciências e Educação Matemática (EDUCIMAT) e líder do grupo de pesquisa Educação e Tecnologia. Foi diretora do Cefor de 2014 a 2019, Coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil no Ifes (UAB), Coordenadora dos cursos superiores de Informática do Ifes – campus Serra; Coordenadora da Pós-Graduação em Informática na Educação (PIE), Coordenadora de tutoria, Coordenadora de AVA, professora e tutora de cursos à distância do Ifes.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.