CARTOGRAFIA AFETIVA: MAPEAMENTOS METODOLÓGICOS DAS PESQUISAS ENTRE EDUCAÇÃO E CINEMA

Cinthya Emanuelle Ferreira da Silva, Flávia Mendes de Andrade Peres

Resumo


O presente artigo aborda a cartografia afetiva como base teórico-metodológica utilizada em uma pesquisa de mestrado acadêmico sobre educação, afetos e cinema, que buscou analisar como os espaços de cinemas potencializam interações que ali se constituem e, se enredam nos processos educativos das juventudes. Jovens estudantes do ensino médio foram levados a três importantes salas de cinema de Recife, os cinemas da Fundação Joaquim Nabuco, os quais se distanciam da proposta comercial de outros cinemas. As vivências naqueles locais foram acompanhadas e cartografadas pela professora pesquisadora. Relatos foram produzidos pelos estudantes e os enunciados foram analisados à luz da Análise Dialógica do Discurso. Neste artigo, o enfoque é a utilização do método cartográfico de caráter processual, voltado para o acompanhamento de processos, considerando nessa perspectiva a postura autoral da pesquisadora, sua trajetória e seu envolvimento na construção da referida pesquisa. 


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Referências


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