NA PASSARELA VIRTUAL: EXPLORANDO A ACEITAÇÃO DA GERAÇÃO X PARA DESFILES DE MODA EM REALIDADE VIRTUAL

Ítalo José de Medeiros Dantas, Aline Gabriel Freire, Marcelo Curth, Lívia Juliana Silva Solino, Layla de Brito Mendes

Resumo


A moda, como reflexo das transformações sociais, acompanha a virtualização das interações sociais, desde o desenvolvimento de roupas personalizadas para avatares até a execução de desfiles em um ambiente totalmente digital. Com a expansão do metaverso, a digitalização do mundo real vem se tornando comum a cada dia. No entanto, essa adaptabilidade humana aos diferentes contextos sociais se encontra condicionado a diversos fatores, dentre elas, a idade. Pensando nisso, este artigo tem por objetivo identificar a aceitabilidade da realidade virtual aplicada aos desfiles de moda por potenciais consumidores de Moda da geração X. Para tanto, conduziu-se uma survey com 30 indivíduos da geração X usando óculos de realidade virtual. Como estímulo visual, empregou-se um vídeo de um desfile de moda em 360º para imersão, de modo a observar e comparar os graus de influência destas variáveis. Aplicou-se as escalas de experiência do usuário, ciberdoença, atitude e envolvimento com Moda para metrificar e entender tais relações. Os resultados obtidos pela pesquisa apontam que os entrevistados indicaram certo grau de influência nas dimensões de envolvimento com a moda e atitude na experiência do usuário, enquanto a ciberdoença não apresentou interferência. A partir destes resultados, conseguiu-se aprofundar nos estudos sobre a realidade virtual em desfiles de Moda.

 

Texto completo:

PDF

Referências


BOARDMAN, R.; HENNINGER, C. E.; ZHU, A. Augmented Reality and Virtual Reality: New Drivers for Fashion Retail? In: VIGNALI, G. et al. (eds.) Technology-Driven Sustainability. Palgrave Macmillan, Cham, 2020.

CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CAVALCANTE, Z. V.; SILVA, M. L. Si. A importância da revolução industrial no mundo da tecnologia. Universidade Cesumar, 2011.

CONNER, N. O. et al. Virtual Reality Induced Symptoms and Effects: Concerns, Causes, Assessment & Mitigation. Virtual Worlds, v. 1, n. 2, p. 130-146, 2022. Disponível em: www.mdpi.com/2813-2084/1/2/8. Acesso em: 12 set. 2023.

DANTAS, Í. J. M. A efetividade na interpretação das mensagens das cores em coleções de vestuário pela geração Z. 2021. 282 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia, Unidade Acadêmica de Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Campina Grande, 2021.

DIAS, J. A. A.; DIAS, M. F. S. L.; OLIVEIRA, Z. M.; FREITAS, L. M. A. de; SANTOS, N. C. N.; FREITAS, M. C. A. Reflexões sobre distanciamento, isolamento social e quarentena como medidas preventivas da COVID-19. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, [S. l.], v. 10, 2020. DOI: 10.19175/recom.v10i0.3795. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/3795. Acesso em: 12 set. 2023.

ESTEVES, L. Desfiles de moda: contributos dos mecanismos psicológicos para o conceito de evento memorável. 2018. 133 p. Dissertação (Mestrado em Design de Moda), Universidade da Beira Interior - Ciência e Tecnologia Têxteis, Covilhã, Distrito de Castelo Branco - Portugal, 2018.

FAIMAN, L. A Relação das Mulheres das Gerações X e Y com Marcas de Moda. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2018.

FIDELIS, Y. P.; CALVI, G. C. Influência das redes sociais nas tendências de consumo de produtos de moda durante a pandemia do covid-19. Revista Unifamma, [S. l.], v. 21, n. 1, 2022. Disponível em: http://revista.famma.br/index.php/revistaunifamma/article/view/177. Acesso em: 8 set. 2023.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

GUIMARÃES, F.; ITO, G.; YAMANOE, M. C. P. Inclusão Digital na Terceira Idade: Considerações sobre a Experiência com a Informática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25., 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 964-973.

HAUK, N.; HUFFMEIER, J.; KRUMM, S. Ready to be a Silver Surfer? A Meta-analysis on the Relationship Between Chronological Age and Technology Acceptance. Computers in Human Behavior, v. 84, p. 204-319, 2018. Disponível em: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563218300268. Acesso em: 12 set. 2023.

HUR, H.J.; LEE, K.; CHOO, H. J. Understanding usage intentions in innovative mobile appservice: comparison between millennial and mature consumers. Computers in Human Behavior, v. 73, p. 353-363, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S074756321730208X. Acesso em: 12 set. 2023.

HUYGELIER, H., SCHRAEPEN, B., VAN Ee, R. et al. Acceptance of immersive head-mounted virtual reality in older adults. Sci Rep, v, 9, p. 4519, 2019. https://doi.org/10.1038/s41598-019-41200-6. Acesso em: 16 set. 2023.

JAYAMINI, C. et al. The use of augmented reality to deliver enhanced user experiences in fashion industry. In: IFIP Conference on Human-Computer Interaction, 2021, Bari, Italy. Proceedings of the Multisensory Augmented Reality Workshop, Interact. Lecture Notes in Computer Science, vol. 12936. Springer Verlag, 2021.

LIZOTE, S. A.; TESTON, S. F.; RÉGIS, E. S. O.; MONTEIRO, W. L. S. Tempos de pandemia: bem-estar subjetivo e autonomia em home office. Revista Gestão Organizacional, v. 14, n. 1, p. 248-268, 2021. Disponível em: pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/5735. Acesso em: 12 set. 2023.

LUCHESA, C. J.; CHAVES NETO, A. Cálculos do tamanho da amostra nas pesquisas em administração. 21. ed. Curitiba: Edição do autor, 2011.

MANIS, K. T.; CHOI, D. The virtual reality hardware acceptance model (VR-HAM): Extending and individuating the technology acceptance model (TAM) for virtual reality hardware. Journal of Business Research, v. 100, p. 503-51, 2019. Disponível em: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0148296318304946. Acesso em: 12 set. 2023.

MARQUES, M. S. C. Moda e tecnologia: a inevitável conexão que moldará o futuro. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 254–270, 2018. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/721. Acesso em: 11 set. 2022.

MCASSEY, J. Styling de Moda. Porto Alegre: Bookman, 2013.

MITZNER, T. L. et al. Older adults talk technology: technology usage and attitudes. Computers in Human Behavior, v. 26, p. 1710-1721, 2010. Disponível em: www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563210001925. Acesso em: 16 set. 2023.

MYSTAKIDIS, S. Metaverse. Encyclopedia, v. 2, n. 1, p. 486-497, 2022. Disponível em: www.mdpi.com/2673-8392/2/1/31. Acesso em: 08 set. 2023.

NICHOLS, S.; PATEL, H. Health and safety implications of virtual reality: a review of empirical evidence. Applied Ergonomics, v. 33, p. 251-271, 2002. Disponível em: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12164509/. Acesso em: 16 set. 2023.

O'CASS, A. Fashion clothing consumption: antecedents and consequences of fashion clothing involvement. European Journal of Marketing, v. 38, n. 7, p. 869-882, 2004. Disponível em: www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/03090560410539294/full/html. Acesso em: 16 set. 2023.

REIS, E. A.; REIS, I. A. Análise Descritiva de Dados. Relatório Técnico do Departamento de Estatística da UFMG, 2002.

SANMIGUEL, P.; RUS-NAVAS, A.; SÁDABA, T. Fashion Shows: The Greatest Show on Earth. In: SABATINI, N. et al. (eds.) Fashion Communication in the Digital Age. FACTUM 2023. Springer Proceedings in Business and Economics. Springer, Cham, 2023.

SCHLEMMER, E.; BACKES, L. METAVERSOS: novos espaços para construção do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 24, p. 519-532, 2008. Disponível em: www.redalyc.org/pdf/1891/189116834014.pdf. Acesso em: 11 set. 2023.

SCHREPP, M.; THOMASCHEWSKI, J. Design and Validation of a Framework for the Creation of User Experience Questionnaires. International Journal of Interactive Multimedia and Artificial Intelligence, v. 5, n. 7, p. 88-95, 2019. Disponível em: www.ijimai.org/journal/bibcite/reference/2730. Acesso em: 16 set. 2023.

SUHUD, U.; ALLAN, M.; WIRATAMA, B.; MAULIDA, E. Slow fashion in Indonesia: Drivers and Outcomes of Slow fashion Orientations. Research in World Economy, v. 11, n. 6, p. 27-37, 2020. Disponível em: www.sciedu.ca/journal/index.php/rwe/article/view/18463. Acesso em 20 jul. 2021.

TREPTOW, D. E. Inventando Moda: planejamento de coleção. 5. ed. São Paulo: Edição da Autora, 2013.

VALERIO NETTO, A.; MACHADO, L. S.; OLIVEIRA, M. C. F. Realidade virtual - definições, dispositivos e aplicações. REIC - Revista Eletrônica de Iniciação Científica, v. 2, n. 1, p. 1-29, 2002. Disponível em: http://www.sbc.org.br/reic/edicoes/2002e1/tutoriais/RV-DefinicoesDispositivosEAplicacoes.pdf. Acesso em: 11 set. 2023.

VERONA, S. M. et al. Percepção do idoso em relação à Internet. Temas em Psicologia, v. 14, n. 2, p. 189-197, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v14n2/v14n2a07.pdf. Acesso em: 12 set. 2023.

VILASECA, E. Como fazer um desfile de moda. Tradução de Ana Lúcia Trevisan. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.

WANG, H. et al. A Survey on the Metaverse: The State-of-the-Art, Technologies, Applications, and Challenges. IEEE Internet of Things Journal, v. 10, n. 16, p. 14671-14688, 2023. Disponível em: ieeexplore.ieee.org/abstract/document/10130406. Acesso em: 12 set. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.