Representações: Quem é o corpo? De onde ele veio? Aonde ele vai parar?

Ricardo Coelho

Resumo


O presente texto apresenta uma síntese de algumas das principais representações que influíram na atual conformação do corpo humano no presente. Em relação à representação, aqui, é importante frisar, seu alcance não se restringe ao conceito como foi definido no universo das artes. Essa opção se deve ao fato das artes nunca abarcarem as múltiplas dimensões da cultura expressas nas representação sociais, políticas, religiosas, jurídicas, médicas, científicas e sexuais do corpo. Partimos do corpo clássico, apontando algumas das principais inflexões que esse sistema de representação sofreria nos anos de estruturação do Cristianismo durante a Idade Média. No Renascimento se estabelece, para sempre, uma tensão entre o mundo pagão e o universo cristão, com desdobramentos visíveis ainda nos dias de hoje, momento em que os artistas passam a questionar os limites físicos do nosso corpo como uma impossibilidade real para a expansão de nossa sensibilidade no presente.


Texto completo:

PDF

Referências


COLI, Jorge. A semelhança e a aura: sobre Proust e Walter Benjamin. IN COLI, Jorge. O corpo da liberdade: Reflexões sobre a pintura do século XIX. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 267-284

COLI, Jorge. Sobre a liberdade na arte. IN COLI, Jorge. O corpo da liberdade: Reflexões sobre a pintura do século XIX. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 317-332

CORBIN, Alain, COURTINE, Jean-Jacques, VIGARELLO, Georges. Prefácio à História do corpo. IN CORBIN, Alain, COURTINE, Jean-Jacques, VIGARELLO, Georges. História do corpo: Da Renascença às luzes. Tradução de Lúcia M.E. Orth; revisão da tradução Ephrain Ferreira Alves – 4. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (Volume dirigido por Georges Vigarello) p. 7-13

CORBIN, Alain. Dores, Sofrimentos e misérias do corpo. IN CORBIN, Alain, COURTINE, Jean-Jacques, VIGARELLO, Georges. História do corpo: Da Revolução à Grande Guerra. Tradução de João Batista Kreuch, Jaime Clasen; revisão da tradução Ephrain Ferreira Alves – 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. (Volume dirigido por Alain Corbin) parte II, 2.cap , p. 267-343

FAURE, Oliver. O olhar dos médicos. IN CORBIN, Alain, COURTINE, Jean-Jacques, VIGARELLO, Georges. História do corpo: Da Revolução à Grande Guerra. Tradução de João Batista Kreuch, Jaime Clasen; revisão da tradução Ephrain Ferreira Alves – 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. (Volume dirigido por Alain Corbin), parte I, cap.1, p. 13-55

GRAU, Oliver. Arte Virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: Editora Senac, 2007.

GÉLIS, Jacques. O corpo, a igreja e o sagrado. IN CORBIN, Alain, COURTINE, Jean-Jacques, VIGARELLO, Georges. História do corpo: Da Renascença às luzes. Tradução de Lúcia M.E. Orth; revisão da tradução Ephrain Ferreira Alves – 4. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (Volume dirigido por Georges Vigarello), cap. 1. p. 19 -130

JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. Tradução Tereza Lourenço. São Paulo: Estação Liberdade, 2002

GOMBRICH, E. H.. Meditações sobre um cavalinho de pau e outros ensaios sobre a teoria da arte. Tradução de Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.

GOMBRICH, E. H.. Arte e ilusão: Um estudo da psicologia da representação pictórica. Tradução Raul de Sá Barbosa. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007

LE GOFF, Jacques, TRUONG, Nicolas. Uma história do corpo na Idade Média. Tradução Marcos Flamínio Peres – 4ª ed. – revisão técnica Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

MANDRESSI, Rafael. Dissecação e anatomia. IN CORBIN, Alain, COURTINE, Jean-Jacques, VIGARELLO, Georges. História do corpo: Da Renascença às luzes. Tradução de Lúcia M.E. Orth; revisão da tradução Ephrain Ferreira Alves – 4. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (Volume dirigido por Georges Vigarello) , cap. 6, p. 411-440

MATTHEWS-GRIECO, Sara F. Sara F. Corpo e sexualidade na Europa do Antigo Regime. IN CORBIN, Alain, COURTINE, Jean-Jacques, VIGARELLO, Georges. História do corpo: Da Renascença às luzes. Tradução de Lúcia M.E. Orth; revisão da tradução Ephrain Ferreira Alves – 4. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (Volume dirigido por Georges Vigarello) cap.3, p. 217-301

MICHAUD, Yves. Visualização: o corpo e as artes visuais. IN CORBIN, Alain, COURTINE, Jean-Jacques, VIGARELLO, Georges. História do corpo: As mutações do olhar. O século XX. Tradução e revisão de Ephrain Ferreira Alves – 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. (Volume dirigido por Jean-Jacques Courtine), parte V, cap.4, p. 541-565

NORBERT, Elias. O processo civilizador: Uma história dos Costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996

NOVAES, Joana de Vilhena. Beleza e feiúra: corpo feminino e regulação social. IN PRIORE, Mary Del, AMAMANTINO, Márcia (orgs.). História do corpo no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2011

ORY, Pascal. O corpo ordinário. IN CORBIN, Alain, COURTINE, Jean-Jacques, VIGARELLO, Georges. História do corpo: As mutações do olhar. O século XX. Tradução e revisão de Ephrain Ferreira Alves – 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. (Volume dirigido por Jean-Jacques Courtine), parte II, cap. 2, p. 155-195

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes Visuais. Tradução Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2011 (4ª reimpr. da 3 ed. de 2001)

PELLEGRIN, Nicole. Corpo do comum, usos comuns do corpo. CORBIN, Alain, COURTINE, Jean-Jacques, VIGARELLO, Georges. História do corpo: Da Renascença às luzes. Tradução de Lúcia M.E. Orth; revisão da tradução Ephrain Ferreira Alves – 4. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (Volume dirigido por Georges Vigarello), cap. 2, p. 131-216

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à ciber-cultura. São Paulo: Paulus, 2003

SOHN, Anne-Marie. O corpo sexuado. CORBIN, Alain, COURTINE, Jean-Jacques, VIGARELLO, Georges. História do corpo: As mutações do olhar. O século XX. Tradução e revisão de Ephrain Ferreira Alves – 3. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. (Volume dirigido por Jean-Jacques Courtine) parte II, cap. 1, p. 109-154

TOLEDO, Benedito Lima de. Do século XVI ao início do século XIX: Maneirismo, Barroco e Rococó. IN Zanini, Walter. Org. História geral da arte no Brasil. São Paulo- Instituto Walther Moreira Salles, 1983. 2v; il.

WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Traduçión de Joaquin Chamorro Mielke. Madrid –España: Ediciones Akal, S.A., 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.