“Menino maluquinho, o filme”: gênero e sexualidade na perspectiva do público infantil.

Rosânia Maria Silvano Bittencourt

Resumo


Este estudo teve como objetivo conceituar o cinema ao mesmo tempo em que traz uma discussão acerca da influência deste meio de comunicação enquanto espaço de socialização, fomento da indústria cultural e formador de conceitos. Apresenta uma reflexão sobre como são pensadas as produções específicas para o universo infantil e de que forma estas produções estão sendo introduzidas nos planejamentos escolares. A fundamentação teórica teve como suporte os estudos e as reflexões de pesquisadores que conceituam o cinema enquanto produção cultural, produto da indústria cultural e espaço de socialização, bem como autores que conceituam a criança como ator social e produtora de cultura. O que se pode concluir é que, a partir das suas realidades, as crianças enxergaram-se nas tramas do filme, deixando aflorar seus conceitos pré-definidos em relação à sexualidade e ao gênero, ficando claro que, uma produção cinematográfica reproduz as normas socialmente estabelecidas e exerce influências profundas meio social, desta forma é urgente um repensar dos currículos escolares.

 

Palavras chaves: cinema; criança; gênero; sexualidade; indústria cultural;


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons: a nova cultura oral. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2004.

BORGES, Danielle dos Santos. A retomada do cinema brasileiro: Uma análise da indústria cinematográfica nacional de 1995 a 2005. Tese de doutorado. Universidade Autônoma de Barcelona. Barcelona, 2007.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2004 110 p.

CATELLI, Rosana Elisa. Coleção de imagens: o cinema documentário na perspectiva da Escola Nova, entre os anos de 1920 e 1930. Educação & Sociedade, v. 31, p. 605 - 624, 2010.

COSTA, Marisa Vorraber. SILVEIRA, Rosa Hessel. SOMMER, Luiz Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. n.23,mai/jun/jul/ago. 2003.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FANTIN, Monica. Produção cultural para crianças e o cinema na escola. Anais da 26ª Reunião Anual da ANPED, Poços de Caldas, Milano, 2003.

______. Cinema e Imaginário infantil: a mediação entre o visível e o invisível. Educação e Realidade. 34(2), PP 205-223, mai/ago,2009.

______. Crianças, cinema e educação, além do arco-íris. São Paulo: Annablume, 2011.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Imagens da mídia, educação e experiência. In: FANTIN, Mônica. GIRARDELLO, Gilka (Orgs). Liga, roda, clica: Estudos em mídia, cultura e infância. Campinas, SP: Papirus, 2008.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

SANTOS, Jean Isídio dos. O Cinema e a Indústria Cultural. Revista Crítica do Cinema. Ano 01, n. 01, dez. 2006.

SILVA. Cristiani Bereta. SILVA. Cintia Tuler. Formação docente em Gênero e Diversidade na Escola.In: MINELLA. Luzinete Simões. CABRAL. Carla Giovana (Orgs). Práticas Pedagógicas e Emancipação: Gênero e Diversidade na Escola. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2009.

TRUFFAUT, François. O prazer dos olhos, escritos sobre cinema. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1975.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. 3.ed.São Paulo: Paz e Terra, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.