UM NOVO TIPO DE FAZ-DE-CONTA: AS PERFORMANCES DO INTERATOR NO MUNDO VIRTUAL DOS GAMES

Franciely Gonçalves Cardoso

Resumo


As narrativas são formas pelas quais o homem tem se utilizado para expressar e entender o mundo. Tradicionalmente elas são contadas por meio de diversas formas artísticas como o romance, a música, o teatro, o cinema, a poesia, entre outros. No entanto, um meio mais recente proporciona novas experiências para os que têm contato com as histórias dessas narrativas: os games eletrônicos. Sabemos o que esperar de narrativas mais tradicionais, entretanto, a experiência que o interator, conceito de Janet Murray, tem é muitas vezes mais atraente. O game consiste em um fenômeno cultural tecnológico que tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade. Muitas pessoas, de diversas faixas etárias, mas principalmente jovens, passam mais tempo jogando no computador ou consoles que assistindo televisão. Como o próprio termo interator sugere, se é possível não só participar das narrativas ficcionais dos games, mas também manipulá-las (personagens, objetos e ações) por meio da representação do corpo do interator que é a personagem avatar. 


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Referências


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