Escola e tecnologia: as ferramentas de “assujeitamento” dos corpos e mentes
Resumo
Resumo
O presente trabalho busca refletir sobre o modo como as instituições escolares trabalham no processo de produção de verdades e “assujeitamento” dos corpos daqueles que encontram-se inseridos no seio do processo educativo. Serão abordadas questões referentes à bio-política e ao bio-poder, bem como as noções de “sociedade do espetáculo e das sensações”, a fim de que se compreenda o modo pelo qual se dão grande parte dos problemas recorrentes nas instituições de ensino.
Texto completo:
PDFReferências
COSTA, Jurandir Freire. Personalidade somática de nosso tempo. In: __________. O vestígio e a aura. Corpo e consumismo na moral do espetáculo. São Paulo. Garamond, 2004.
FOUCAULT, Michel. A Verdade e as Formas Jurídicas. Trad. Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Moraes. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2002.
_____________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1977.
_____________. História da Sexualidade. A vontade de saber. Vol. I. Rio de Janeiro, Graal, 1988
LA TAILLE, Yves de. Formação ética. Do tédio ao respeito de si. Porto Alegre, RS, Artmed, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.