Novos sentidos para o corpo: a pintura corporal para os primitivos e para os contemporâneos
Resumo
Neste artigo analisa-se e compara-se o corpo e as transformações sofridas por ele por meio das pinturas corporais primitivas, representadas pela tribo africana dos Nubas, e contemporâneas, representadas por dois trabalhos do americano Craig Tracy. Utiliza-se para tal a base da teoria semiótica discursiva francesa.
Art
Texto completo:
PDFReferências
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: Humanitas, 2001.
BAEKE, Viviane. Pintar o Corpo. O Correio da UNESCO, n.2, ano 25, Fevereiro, 1997. p. 19-21. DELEUZE, Giles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs - capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996. FARIS, James. Nuba Personal Art. London: Gerald Duckworth & Company Limited,1972.
FIORIN, José Luiz. O corpo representado e mostrado no discurso. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de (org.). Corpo e Moda: por uma compreensão do contemporâneo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008, p. 137-149.
FONTANILLE, Jacques. Soma et Séma; figures du corps. Paris: Maisonneuve & Larose, 2004.
__________; ZILBERBERG, Claude. Tensão e significação. São Paulo: Humanitas, 2001.
GREIMAS, A. J. Semiótica figurativa e semiótica plástica. In: OLIVEIRA, Ana Claúdia de (ed). Semiótica Plástica. São Paulo: Hacker, 2004. p. 75 - 96.
__________.Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002. __________ et COURTÉS. Sémiotique 2: dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Paris: Hachette, 1986.JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.
LÉVI-STRAUSS, Claude. A via das máscaras. Porto: Presença, 1981.
MAGALHÃES, Monica. Maquiagem e pintura corporal: uma análise semiótica.Niterói: 2010. 237 fl. Tese - Estudos Linguísticos, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2010.OLIVEIRA, Ana Claúdia de. As semioses pictóricas. In: OLIVEIRA, Ana Claúdia de (org.). Semiótica Plástica. São Paulo: Hacker, 2004, p. 115-158.
__________. Estesia e experiência do sentido. Cadernos de Semiótica Aplicada.
Vol. 8.n.2, dezembro de 2010.
RIEFENSTAHL, Leni. Africa. Bonn: Taschen, 2005.
__________. People of Kau. New York: Harper & Row, 1976.
TEIXEIRA, Lucia. Leitura de textos visuais: princípios metodológicos. In: BASTOS; Neusa Barbosa (org.). Língua Portuguesa: lusofonia-memória e diversidade cultural. São Paulo: EDUC, 2008. p. 299-306.
__________. Um rinoceronte, uma cidade: relações de produção de sentido entre o verbal e o não verbal. Gragoatá 4. Niterói: EdUFF,1 semestre, 1998. TRACY, Craig. Paintedalive: body painting gallery.
Disponível em: http://www.paintedalive.com. Acessado em 03 nov. 2009. VIDAL, Lux; SILVA, Aracy. Grafismo Indígena. São Paulo: EDUSP, 1992.
Apontamentos
- Não há apontamentos.