Subversões em La mala educación

Antón Castro Míguez

Resumo


Partindo do pressuposto de Stuart Hall de que a identidade do sujeito pós-moderno não é fixa, essencial ou permanente, mas formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais o sujeito é representado nos sistemas culturais que o rodeiam, em nossa comunicação pretendemos analisar como a homossexualidade e o travestimento são representados no cinema de Pedro Almodóvar, em especial no longa-metragem La mala educación (2004), a partir de simulações e simulacros (segundo Baudrillard, dissimular é fingir não ter o que se tem e simular é fingir ter o que não se tem, sendo que o primeiro se refere a uma presença e o segundo a uma ausência) e também da metalinguagem e da intertextualidade presentes na obra do realizador espanhol. Se, como observa Denílson Lopes, o século XX foi o século das mulheres, o século XXI bem pode ser aquele em que a homossexualidade se institucionaliza e se estabiliza socialmente. Nesse sentido, a análise do longa-metragem de Pedro Almodóvar ajuda a entender como o discurso artístico – no caso, o cinematográfico – pode ajudar não só a dar maior visibilidade à questão da condição homossexual na contemporaneidade, como a “adensar” uma discussão teórica e crítica sobre sexualidade, afetividade e políticas identitárias.

Palavras-chave: Almodóvar - La mala educación – Teoria Queer – Cinema Queer – Educação


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Referências


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