Opinião Pública e as Jornadas de Junho: um estudo sobre a regulação dos discursos midiáticos no Brasil
Resumo
Este trabalho visa demonstrar como a opinião pública se constrói através da mídia na contemporaneidade, problematizando a questão dos interesses do capital atrelados à lógica de mercado dos jornais-empresas em contraponto à motivação ideológica da chamada mídia livre. Procura-se ressaltar que são as novas versões, em paralelo às velhas versões (as tradicionais) – e não em substituição às mesmas – a grande guinada da cobertura jornalística atual. A crise da Verdade e dos referenciais parece abrir brechas para a insurgência de uma pluralidade de vozes que, mais do que imprimir outras impressões aos acontecimentos, dão ao fato uma imagem complexa, explorando as tensões de leitura e visões de mundo existentes entre jornalistas, os produtores de notícia, e a audiência, agora participativa. Como estudo de caso, um episódio de ampla repercussão no Brasil e no exterior, capaz de abalar as estruturas do cenário midiático do país ou, ao menos, suscitar alternativas ao manejo estrito da informação: as Jornadas de Junho.
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PDFReferências
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