TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) APLICADAS À APRENDIZAGEM: PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO DE VÍDEO COMO ESTRATÉGIAS DE PROTAGONISMO DISCENTE

Neide Domingues Silva

Resumo


Recursos tecnológicos e ferramentas virtuais permitem metodologias didático-pedagógicas que podem favorecer a aprendizagem discente. Nesse contexto, o vídeo é um formato de arquivo bastante disseminado na internet, meio de comunicação cada vez mais utilizado no Brasil. A partir desse pressuposto, defende-se, nesse artigo, a postagem, na internet, de vídeos produzidos em sala de aula a partir de conteúdos programáticos. O relato de experiência, constante no final desta reflexão, diz respeito ao componente curricular Língua Portuguesa, em nível Fundamental, entretanto, podem-se estabelecer analogias com outros componentes curriculares e outros níveis de ensino haja vista que a aquisição de conhecimentos sempre pode ser prazerosa, independente da área epistemológica a que pertença. 


Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981.

HORCADES, Carlos Melin. A evolução da escrita. 2. ed. R: SENAC RIO, 2007. v. 1. 152p .

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Novos regimes de visualidade e descentralizações culturais. In: PAULA, Vera M. P. et al. (org.). Mediatamente: televisão, cultura e educação. Brasília: MEC/SEED, 1999.

OLIVEIRA, Aristóteles da Silva. Inclusão Digital. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. (Org.). Experiências com tecnologias de informação e comunicação na educação. 1ed. Maceió: EDUFAL, 2006, p. 11-21.

PLATÃO. Diálogos: Teeteto – Crátilo. Belém, UFPA, 1973. Trad. de Carlos Alberto Nunes.

PRATT, Keith; Palloff, Rena M. Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço: Estratégias para a sala de aula on-line. Tradução de Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ROESLER, Jucimara. Cibercultura, comunicação e educação on-line. In: ESCOSTEGUY, A.C.D; GUTFREIND, C.F. (Org.). Leituras em Comunicação, Cultura e Tecnologia. 1ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007, v. 1, p. 177-195.

SEABRA, Carlos. Tecnologias na escola. Porto Alegre: Telos Empreendimentos Culturais, 2010. Disponível em: . Acesso em: 04 jun.2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.