COMO A CONVERGÊNCIA ENTRE TV E INTERNET TRANSFORMOU A TELENOVELA DAS 19H

Cora Jardine

Resumo


A internet transformou a realidade da televisão brasileira e mudou a forma de assistir televisão. Alinhada com pesquisa divulgada pelo Estudo Social de TV do IBOPE[1] em 2013 que indica que 43% da população assistem televisão enquanto navega na rede, a Rede Globo vem testando um novo modelo de teledramaturgia principalmente no horário das 19h.  Após o sucesso de Cheias de Charme[2](2012), que misturou ficção e realidade e abordou o poder de transformação social da rede com o fenômeno Empreguetes, o conceito de transmídia[3]retorna à tela com Geração Brasil[4] (2014). No ar desde 5 de maio, a trama busca reproduzir o modelo de sucesso ao trazer para a web sites mencionados pelos personagens. Em ambas as tramas, a estratégia é conduzir os telespectadores a novos conteúdos e produtos na rede, derrubando os limites da grade de programação e deixando as novelas 24h no ar.


[1]  IBOPE, 2012.

[2]  Novela da Rede Globo de Televisão, apresentada no horário das 19h (CHEIAS DE CHARME, 2012).

[3]  De acordo com Jenkins (2009), uma história transmídia desenrola-se em múltiplas plataformas de mídia, com cada novo texto contribuindo de maneira distinta e valiosa para o todo (JENKINS, 2009, p. 138).

[4]Novela da Rede Globo de Televisão que atualmente está no ar no horário das 19h (GERAÇÃO BRASIL, 2014).


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Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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