Facebook: Um Espaço Favorável para o Desenvolvimento do Pensamento Crítico

Rosana Muniz de Medeiros

Resumo


Tem-se tornado banal ouvir-se queixa de professores quando o tema é pesquisa online para alunos, os trabalhos por eles apresentados são copy page sem referência, nem considerações finais. Com o objetivo de entender como uma rede social com larga adesão entre os jovens, como é o caso do Facebook pode favorecer atitudes de Pensamento Crítico frente às informações disponibilizadas nos media digitais, quanto aos questionamentos e ações de avaliar, agir ou se pronunciar, analisou-se uma atividade voluntária de um professor de filosofia junto aos alunos do 1º ano do ensino médio em Maceió-AL, através de dois trabalhos de pesquisa publicados na rede social, um individual e outro em grupo. Os dados foram analisados através do softwere webQDA para análise qualitativa onde os resultados apresentados confirmam apenas, que os alunos buscam respostas imediatas numa perspetiva de menor esforço, ou seja: se já tem pronto na web, não vale a pena criar. Ao nosso ver, é necessário que haja uma exigência maior por parte do professor, que esse proponha desafios, a fim de estimular os alunos em suas atividades de estudos e pesquisas.


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