DA FOTOTECA DE WARBURG À MEDIATECA DE GODARD: A ARTE COMO ARQUIVO

Carla da Silva Miguelote

Resumo


Partindo das reflexões de Walter Benjamin acerca da reprodutibilidade técnica, o artigo propõe observar, inicialmente, as transformações da história da arte impulsionadas pela reprodução fotográfica das obras, tomando como exemplo o trabalho pioneiro de Aby Warburg. Em seguida, trata-se de investigar as implicações da reprodução de objetos artísticos e da história em geral pelas tecnologias pós-cinematográficas, o que será analisado a partir da série História(s) do cinema, de Jean-Luc Godard.


Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEM, Giorgio. Aby Warburg e a ciência sem nome. Arte e ensaios. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ, p. 132-143, 2009.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Lisboa: KKYM, 2012.

______. L’image survivante: histoire de l’art et temps des fantômes selon Aby Warburg. Paris: Les Éditions de Minuit, 2002a.

______. Ninfa moderna. Paris: Gallimard, 2002b.

DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SCHÖTTKER, Detlev. Comentários sobre Benjamin e A obra de arte. BENJAMIN et al. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.