AULAS NA ERA DIGITAL: O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA MUDANDO A FORMA DE ENSINAR E DE APRENDER

Mitsa Toledo Danielli

Resumo


Este artigo tem por objetivo mostrar que as práticas pedagógicas dificilmente podem oferecer avanços na educação sem antes inovarem a metodologia quanto à utilização das novas tecnologias. Além disso, conduz para o ponto fundamental na educação digital que  é sobre a real importância hoje não estar em qual recurso tecnológico usar na sala de aula, mas em como usá-lo e com qual objetivo inseri-lo como ferramenta no processo ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


BACHELARD. G. Essai sur la connaissance approchée. Paris : Vrin, 1968.

BRITO, G.S. Educação e novas tecnologias: um re-pensar. Curitiba: Ibpex, 2006.

BUSH, M. D. (ed.). Technology-enhanced language learning. Chicago: NTC, 1997.

CELANI, M. A. A. (org.). Professores e formadores em mudança. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

COSCARELLI, C. V. (org). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

COSTA, JOSÉ WILSON DA (org.). Novas linguagens e novas tecnologias. Petrópolis: Vozes, 2004.

CUBAN, LARRY. Teachers and machines: the classroom use of technology since

New York: Teachers College Press, 1986.

FERREIRO, E. O ato de ler evolui. Revista Nova Escola, entrevista com a psicolinguista Emília Ferreiro, publicado em Junho de 2001. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/ato-ler-evolui-423536.shtml > Acesso em: 13 set. 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido 30 anos depois. In: FREIRE. A. A.F. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: Unesp, 2001.

GRINSPUN, Mirian P. S. ZIPPIN (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2001.

MORAN, J.M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá - 4ª ed, Papirus, 2009.

NOGUEIRA, N. Entrevista com o Doutor em Educação pela USP – SP, Professor Nilbo Nogueira, disponível em: Acesso em 09 de junho de 2011.

SANTOS, R. M. dos. As tecnologias e o ensino de inglês no século XXI:

Reflexos na formação e na atuação do professor. 2009. 147 f.

Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) – CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS – 2009

VETROMILLE-CASTRO, R. O papel da usabilidade no ensino de Inglês para leitura mediado por computador. (Dissertação de Mestrado) – Pelotas: Universidade Católica de Pelotas, 2003. 115 f.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.