A APRENDIZAGEM DA LECTOESCRITA DAS CRIANÇAS E SUA TRANSFORMAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR

JOCENILDES ZACARIAS SANTOS

Resumo


As Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC estão possibilitando romper com uma lógica linear de aprendizagem da lecto-escrita, apresentando espaços para interlocuções entre as crianças, os textos e as redes colaborativas e sociais.  O processo dialógico de interação, entre a criança e esses espaços, se constitui articulando significados, dialogando, emergindo de uma perspectiva contextual na tentativa de responder às demandas do individual, dentro de um determinado contexto de produção de conhecimentos e, conseqüentemente, de aprendizagem. Nesse contexto, o presente texto aborda as possibilidades de aprendizagem da leitura e da escrita com a utilização das TIC no Ambiente Virtual de Aprendizagem- AVA Moodlle, tomando por base epistemológica a teoria sócio-interacionista.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e Filosofia da linguagem. 4.ed. São Paulo: Autores Associados, 2010.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Escrita, Leitura e Dialogicidade. In: BRAIT, Beth. Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. 2.ed. São Paulo: UNICAMP, 2005.

DAHLET, Patrick. Dialogização enunciativa e paisagens do sujeito. In: BRAIT, Beth. Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. 2.ed. São Paulo: UNICAMP, 2005.

HABERMAS, Jurgen. Técnica e ciência como ideologia. 2ªEd. Lisboa: Edições 70, 1987.

LIMA JR, Arnaud S. de. O dinamismo do sujeito na Ciência, Tecnologia, Inovação. In: LIMA JR, Arnaud Soares de (Org.). Educação e Contemporaneidade: contextos e singularidades. Salvador: EDUFBA/EDUNEB, 2012, p. 29 a 66.

LIMA JR, Arnaud Soares de; AMORIM, Antonio; MENEZES, jaci M. F. (orgs). Educação e Contemporaneidade: processos e metamorfoses. Rio de janeiro: Quartet, 2009. Vol.2. Coleção Educação e Contemporaneidade.

MATURANA, H. Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Belo Horizonte: Humanitas/UFMG, 2001

MATURANA, Humberrto R.; VARELA, Francisco J. Árvores do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athenas, 2010.

VYGOSTKY, Lev. Pensamento e Linguagem. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VYGOSTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11.ed. São Paulo: Icone Editora, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.