DESIGN GRÁFICO SOCIAL NO AMBIENTE ON-LINE

Cláudio Aleixo Rocha

Resumo


O artigo discute o papel social do design gráfico. Apresenta o conceito de design gráfico social. Propõe uma relação do conceito de design gráfico social com a arte, a cultura visual e o ciberespaço. Por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória apresenta exemplos práticos de design gráfico socialmente engajado com divulgação na Internet. Os exemplos são de marcas de Fast Food mundial.

Texto completo:

PDF

Referências


BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BRAGA, M. C. (Org.). O papel social do design gráfico. História, conceitos & atuação profissional. São Paulo: Senac. 2011.

JAMESON, Frederic. Espaço e imagem - teorias do pós-moderno e outros ensaios. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.

LÉVY, Pierre. Ciberespaço. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Educação da cultura visual - conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011.

MCLUHAN, Marshall. McLuhan por McLuhan: entrevistas e conferências do profeta da globalização. São Paulo: Ediouro, 2005.

NEVES, Flávia de Barros. Contestação gráfica: engajamento político-social por meio do design gráfico. In: BRAGA, M. C. (Org.). O papel social do design gráfico. História, conceitos & atuação profissional. São Paulo: Senac. 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.