LEITURA POR PRAZER – UMA PROPOSTA DE TRABALHO
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de incentivo à leitura, aplicada em uma turma de sétimo ano de ensino fundamental em uma escola pública, localizada no município de Paracambi, RJ. Os alunos foram introduzidos ao ambiente da biblioteca a fim de se familiarizarem não apenas com o espaço físico, mas também com o acervo literário. O contato inicial foi fazer com que os alunos conhecessem as obras e se sentissem à vontade no ambiente em que estavam. Como resultado desse trabalho inicial, podem-se citar a disposição de ler que os alunos demonstraram, apesar de, em circunstâncias anteriores, não apresentarem interesse por esse tipo de atividade.
Palavras-chave: alunos: leitura; biblioteca.
Texto completo:
PDFReferências
CAMARA, Tania M.N. Lygia Bojunga: a oralidade como estratégia de leitura e de inclusão social. In: Anais do IX Encontro do CELSUL. Palhoça, Santa Catarina. out.2010.
COSSON, Rildo. Letramento literário – teoria e prática. 2ed. São Paulo: Contexto, 2012.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler – em três artigos que se complementam.
ed. São Paulo: Cortez, 1989.
NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al. (orgs). Ler e escrever na biblioteca. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 4ed. Porto Alegre: UFRS, 2001.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Tradução de Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
Apontamentos
- Não há apontamentos.