O PROCESSAMENTO DA LEITURA DO PORTUGUÊS ESCRITO POR SURDOS BILÍNGUES
Resumo
Neste artigo identificamos o processo psicolinguístico cognitivo empregado pelos surdos bilíngues e ouvintes estrangeiros bilíngues durante a compreensão em leitura silenciosa de textos escritos da língua portuguesa como segunda língua (L2). Participaram do estudo 21 sujeitos: 7 surdos congênitos bilíngues libras/português; 7 ouvintes estrangeiros bilíngues japonês/português e 7 ouvintes monolíngues nativos da língua portuguesa. Os resultados indicaram que quanto maior a compreensão em leitura maior a quantidade de acertos das frases relacionadas ao texto.
Texto completo:
PDFReferências
AEBERSOLD, J.A and FIELD, M.L. From Reader to Reading Teacher – Issues and strategies for second language classroom. Cambridge University Press. 1997.
ALVES, L. M. A prosódia na leitura da criança disléxica. Doutorado. Programa de Estudos Linguísticos. Faculdade de Letras. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte-MG, 2007.
GOES, M.C.R. Linguagem, surdez e educação. Campinas: Editora Autores Associados. 1996.
GRABE, W. Current developments in second language reading research. TESOL Quarterly, v. 25, n. 3, p. 375-406, 1991.
KODA, K.. The effects of lower-level processing skills in FL reading performance: implications for instruction. The Modern Language Journal, v. 76, n. 4, p. 502-512, 1994.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas (S.P.): Pontes, 2011.
LEITÃO, M.M. Psicolinguística experimental: focalizando o processamento da linguagem.IN: MARTELOTTA, M.E. et all. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2012.
MEURER, J. L. Compreensão da linguagem escrita: aspectos do papel do leitor. Em Tópicos de Linguística Aplicada. O ensino de línguas estrangeiras. H. Bohn & P. Vandresen (Org.) Florianólis: Editora da UFSC. Série Didática, ,pp 258-268. 1988
PEREIRA, L N. Fatores compartilhados no processamento de leitura em L1 e L2. In: Estudos sobre leitura: psicolinguística e interfaces [recurso eletrônico] / Vera Wannmacher Pereira, Ronei Guaresi (Organizadores). – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
PINHEIRO, A. M. V.; COSTA, A. E. B. Escala de Avaliação de Competência em Leitura pelo Professor. Resumo publicado no VII Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica, Belo Horizonte, março de 2005.
QUADROS, R.M. A educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SALLES, H. M. M. L. et al. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especialvol. 2, 2ª ed. , 2004.
SKLIAR-CABRAL, L. Guia Prático de Alfabetização. São Paulo: Contexto, 2003.
ZIMMER, M . O processamento da leitura em língua materna e em língua estrangeira: uma abordagem conexionista..(s/d).
Apontamentos
- Não há apontamentos.