A estrutura morfológica das histórias em quadrinhos nas construções dos personagens e das animações do jogo-simulador Kimera – Cidades Imaginárias

Ila Mascarenhas Muniz, André Luiz Souza da Silva, Josemeire Machado Dias

Resumo


Aparelhos altamente tecnológicos são cada vez mais comuns no nosso dia a dia. Computadores, celulares e tablets se popularizaram facilmente e, com eles, os jogos eletrônicos desenvolvidos para essas plataformas e também para os tradicionais consoles de videogames. Recentemente, alguns educadores perceberam o potencial dos jogos eletrônicos e buscam adotá-los em uma nova metodologia em sala de aula. Enquanto alguns procuram adaptar os jogos disponíveis no mercado à realidade da sala de aula, pesquisadores das mais variadas áreas trabalham diligentemente na tarefa de desenvolver jogos que atendam às necessidades dos conteúdos educacionais e às expectativas dos alunos. Este artigo busca tratar da influência das histórias em quadrinhos na estrutura narrativa adotada nas construções dos jogos eletrônicos, usando como exemplo o jogo-simulador Kimera - Cidades Imaginárias, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia. É necessário analisar a importância dos jogos no aprendizado e traçar um paralelo entre o Design e o processo de concepção de personagens e outros elementos narrativos tanto nos quadrinhos quanto nos videogames ou no desenho de animação. Também são apresentados o roteiro do jogo Kimera e o trabalho de criação do conceito visual.

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