A FUNÇÃO SOCIAL E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UMA AULA VIRTUAL
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o uso de recursos multimodais em uma sala de aula virtual, com enfoque especial na valorização dos recursos multimodais (gênero digital) e na interação social em uma página no Facebook da disciplina online “Prática de Letramentos: Identidade e Formação do Professor”. Pretende-se discutir ao longo desta análise as características dos gêneros textuais e a mediação pedagógica a partir da metafunção interpessoal no ambiente de aprendizagem online da disciplina. Para tanto, utilizaremos como referencial teórico a abordagem multimodal de Kress e Van Leeuwen(1996), Marcuschi(2006).
Texto completo:
PDFReferências
CAGLIARI, Luiz Carlos . Alfabetizando sem o bá- bé –bi –bo-bu.1ed. São Paulo. Ed. Scipione, 2002.
DIAS, Renildes. Gêneros digitais e multimodalidade: oportunidades online para a escrita e a produção oral com inglês da educação básica. In: SILVEIRA, E.M. (org). As bordas da linguagem. Uberlândia : EDUFU,2011. P.(259-282).
FERREIRA, Clécio de Araújo. Escolhas lexicais em redações escolares como produto de orientações para o ensino e produção de escrita. 2006.p.31. Dissertação (Mestrado Linguagem e Ensino ). Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, 2006.
KRESS,G.;VAN LEEUWEN,.T. Reading imagens: the gramar of visual design. London:Routledge, 1996.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização- 10.ed. – São Paulo: Crotez 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
NININ, Maria Otília Guimarães e Tania Regina de Souza ROMERO (orgs.). 2008. Lingüística Sistêmico-Funcional como instrumento na educação. São Carlos, SP: Pedro e João Editores. 203 p. ISBN. 978-85-99803-46-2
SOARES, Doris de Almeida .A presença social em um ambiente virtual de aprendizagem: uma proposta de análise à luz da Linguística Sistêmico-Funcional
VIAN JR., Orlando, Gêneros do Discurso, narrativas e avaliação nas mudanças sociais: a análise de discurso positiva.In: Cadernos de Linguagem e sociedade. V.11, n.2 (2010). Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/2831/2443 >.Acesso em: 30 de julho de 2014.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6.ed.São Paulo. Martins Fontes, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.