TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO

Ezequias Felix de Andrade

Resumo


Este artigo se propõe a tecer comentários sobre o uso das tecnologias digitais em contexto de ensino. É indiscutível que as novas tecnologias digitais contribuíram para mudança em praticamente todos os setores da sociedade, isto é, computador, internet, smartphone, smarttv, iphone,tablet, dentre outros são itens quase indispensável na vida contemporânea. Em vista disto, ampliam-se as atribuições da escola moderna no sentido de que além de alfabetizar, letrar, atribuir conceitos diversos (da matemática, da física, da geografia etc.), precisa proporcionar ao estudante o letramento digital, que é a capacidade de utilizar os recursos tecnológicos em suas práticas sociais. Deste modo, as pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Linguagem Interação e Conhecimento (LIC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG (Freitas, 2010) mostram que se faz necessário repensar a formação inicial do futuro professor, como também a formação continuada para que os profissionais do ensino possam também alcançar o letramento digital e possam utilizá-lo em sua prática pedagógica. O artigo também apresenta algumas opções de sites para fins didáticos que podem ser utilizados pelos professores. Autores como Xavier (2005), Carmo (2003), Paiva (2001) e Freitas (2010) vão respaldar este trabalho.


Texto completo:

PDF

Referências


CARMO, Josué Geraldo B. do, O Letramento digital e a inclusão social, 2003. Disponível em: http://paginas.terra.com.br/educacao/josue/index% 2092.htm

FREITAS, Maria Teresa, Letramento digital e formação de professores, in: Educação em Revista nº 03 p. 335-352, Belo Horizonte, dez. 2010

PAIVA, Vera Lúcia M. de O. A www e o Ensino de inglês, in Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, V-1, nº 01, p. 93-116, 2001.

ROTHGIESSER, Tanya Linda. Cidadania digital: uma proposta de educação complementar para inclusão digital e o combate às desigualdades sociais no Brasil contemporâneo – o caso CDI, Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) PUC-RJ, Rio de Janeiro, 2010.

XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Letramento digital e ensino. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica 1 (2005): 133-148.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.