GEOGRAFIA E TEATRALIDADE: UMA RELAÇÃO DE PLURALIDADE CULTURAL E (RE)CONHECIMENTO NO NOROESTE FLUMINENSE

Rafael de Souza Dias, Victor Pereira de Sousa

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo mostrar a nossa visão, fundamentada nos preceitos da Geografia, diante da importância que a cultura exerce na sociedade. Para tanto, buscaremos relacionar o teatro como porta para uma nova forma de conhecimento, de interação, de vida e, principalmente, de resistência. Como exemplo dessa mencionada resistência, apresentaremos alguns dados sobre o panorama o panorama artístico do estado do Rio de Janeiro, focando em um grupo teatral que se estabeleceu autonomamente no extremo noroeste do interior fluminense, buscando compreender o significado desta atividade cultural em seus grupos sociais. Para isso, utilizaremos como método de análise o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), desenvolvido por Fernando Lefèvre e Ana Maria Cavalcanti Lefèvre. Percebemos aqui como a cultura abrange de maneira diferente a vida de cada indivíduo, mas, de uma maneira geral, ela é capaz de permanecer como elemento-chave de uma vida concreta e harmoniosa.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, M. C.; MACEDO, V. C. Ensino de Geografia: O Teatro como Prática Metodológica. In: Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade, 5, 2011. São Cristóvão, 2011, p. 1-10.

BERDOULAY, Vicente. Espaço e cultura. Olhares geográficos. Pau: Universidade de Pau, França, 2012.

BURLA, Gustavo; AGUIAR, Valéria Trevizani Burla de. O teatro e o ensino de geografia. 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009.

CAVASSIN, J. Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica. Revista Científica FAP, Curitiba, v.3, p.39-52, jan./dez. 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/agosto2013/arte_artigos/08_juliana_cavassin.pdf. Acesso em: 10/01/2015.

CRAVIDÃO, Fernanda Delgado. Espaço e Cultura – Turismo, Território e Cultura: uma trilogia (sempre) em construção, UERJ, n.29, p. 35-42, jan. / jun. Rio de Janeiro, 2011.

DIRAMI, Vitor. Obvious. Carmen Miranda: a explosão brasileira. 2010. Disponível em:

http://lounge.obviousmag.org/vitor_dirami/2012/02/carmen-miranda-a-explosao-brasileira.html Acesso em: 21/01/2015.

LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria C. Depoimentos e discursos: Uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Liber Livros, 2005.

LOBATO, Roberto. A dimensão cultural do espaço: alguns temas. Espaço e cultura. Ano I, p. 1-22. Rio de Janeiro, 1995.

LOBATO, Roberto; ROSENDAHL, Zeny. A geografia cultural no Brasil. Rio de Janeiro, 2005.

LOPES, Patrícia. Teatro. Brasil Escola. 2014 Disponível em: http://www.brasilescola.com/artes/teatro.htm Acesso em 20/12/2014.

PIEPER, Daniela da Silva. Representações às margens do São Gonçalo: o pertencimento e a sustentabilidade na perspectiva da educação ambiental da UFPEL– estudo de um processo de formação/capacitação dos servidores. Dissertação de Mestrado. 2012, 146 p. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Rio Grande, 2012.

SANTOS, José Luiz. O que é cultura? São Paulo: Brasiliense, 2006.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Ed. Contexto, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.