Por uma inversão lógica de linguagem em Comunicação e Consumo: Mudar em economia é preciso; viver em sociedade não é preciso
Resumo
RESUMO
O artigo trata de uma inversão lógica para Comunicação e Consumo, que o avanço da Sociedade decorre do sucesso econômico. Este seria embasado nos índices de renda e educação projetados para países pobres. É preciso questionar as categorias de “necessidades humanas básicas”, “fundamentos de bem-estar” e “oportunidades”, no Índice de Progresso Social (IPS). O objetivo é dar visibilidade a efeitos de sentido, discursos que afetam a qualidade de vida, e não apenas mensurá-la para obter aferições.
Palavras-chave: Comunicação; Consumo; Sociedade.
RESUMEN
El artículo trata de una inversión lógica para Comunicación y Consumo, que el avance de la Sociedad se deriva el éxito económico. Esto se basaría en las tasas de ingresos y educación destinados a los países pobres. Debemos cuestionar las categorías de "necesidades humanas básicas", "fundamentos de bienestar" y "oportunidades" en el índice de Progreso Social (IPS). El objetivo es dar visibilidad a efectos de sentido, discursos que afectan la calidad de vida, y no sólo medir para obtener mediciones.
Palabras claves: Comunicación; Consumo; Sociedad.
ABSTRACT
The article comes to a logical inversion for Communication and Consumption, that the advancement of Society stems from the economic success. This would be based on the rates of income and education designed for poor countries. We must question the categories of "basic human needs", "fundamentals of well-being" and "opportunities" in the index of Social progress (IPS). The objective is to give visibility to sense effects, discourses that affect quality of life, and not just measure it to obtain measurements.
Keywords: Communication; Consumption; Society.
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARNEY, J.B.; HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson, 2010.
BLASO, V. (23/02/2010). “Tendências e Caminhos para Sustentabilidade”. In Blog Conversa Sustentável. Disponível em: http://conversasustentavel.blogspot.com.br/2010/02/tendencias-e-caminhos-para.html. Acesso em: 23 de junho de 2014.
CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
C.L.M. - Council Of Logistics Management. Reuse And Recycling Reverse Logistics Opportunities. Illinois: Council of Logistics Management, 1993.
GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência Competitiva. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
________ et all. “Construção de um sistema de IC”. In: Gestão da Informação, Inovação e IC. São Paulo: Saraiva, 2013.
IKEDA, P. PORTER, M. “Uma nova equação”. Guia Exame Sustentabilidade. São Paulo: Abril, Novembro de 2013, p. 38-42.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2013.
________; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
LEITE, P. R.. Logística Reversa, Meio Ambiente e Competitividade. São Paulo: Prentice Hall, 2009. Disponível em: http://meusite.mackenzie.br/leitepr/LOG%CDSTICA%20REVERSA%20-%20OBJETIVOS%20ESTRAT%C9GICOS.pdf. Acesso em: 23 de junho de 2014.
LINS, C.; ZYLBERSTAJN, D. (orgs.). Sustentabilidade e geração de valor: a transição para o século XXI. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
MANO, C. “Chega de ser boazinha na Xerox. À frente da Xerox, Ursula Burns - a primeira mulher negra a comandar uma companhia global”. In Exame. Ed. 097. São Paulo: Abril, 80/11/2010. Disponível em: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0979/noticias/chega-de-ser-boazinha?page=1. Acesso em: 23 de junho de 2014.
MORAES, A. “Revertendo Processos”. In Revista Tecnologística - SP. Ano XVIII. Nº 210. São Paulo: Publicare, 01/05/2013, p. 56-61. Disponível em: http://www.info4.com.br/ver/ver.asp?cod=67729&nome=297&cliente=297; http://50.17.195.138/PDF/16785283212352257321.pdf; e http://www.tecnologistica.com.br/?s=Revertendo+processos. Acesso em: 23 de junho de 2014.
NETO, A. A. As influências dos tratados internacionais ambientais celebrados pelo Brasil no ordenamento jurídico brasileiro. Disponível em: http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/971596/as-influencias-dos-tratados-internacionais-ambientais-celebrados-pelo-brasil-no-ordenamento-juridico-brasileiro-adib-antonio-neto. Acesso em: 23 de junho de 2014.
PESSOA, F. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2004.
PORTAL AKATU (19 de julho de 2005). “Ações de Apoiadores. A empresa distribuidora de energia Ampla é a nova apoiadora do Akatu”. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Apoiadores/AcoesDeApoiadores/Acoes/A-empresa-distribuidora-de-energia-Ampla-e-a-nova-apoiadora-do-Akatu. Acesso em: 23 de junho de 2014.
PORTAL AMPLA (20 de dezembro de 2012). “1 Ano de Energia Grátis”. Disponível em: https://www.ampla.com/a-ampla/campanhas/1-ano-de-energia-gr%C3%A1tis-.aspx; http://www.ampla.com/media/272557/regulamentoenergia.pdf. Acesso em: 23 de junho de 2014a.
PORTAL AMPLA. “Consciência Ampla Saber”. Disponível em: https://www.ampla.com/ampla-e-a-sociedade/programas-e-projetos/consci%C3%AAncia-ampla/consci%C3%AAncia-ampla-saber.aspx. Acesso em 23 de junho de 2014b.
PORTAL PLANALTO. “Política Nacional de Resíduos Sólidos na Lei Nº 12.305/2010, Capítulo II, Artigo 3º e § XII”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 23 de junho de 2014.
PORTAL UOL NOTÍCIAS ECONOMIA (24/10/2012). “Xerox não quer só fazer cópias e tenta faturar com bilhete de ônibus e pedágio”. Disponível em: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/10/24/xerox-nao-quer-so-fazer-copias-e-tenta-faturar-com-bilhete-de-onibus-e-pedagio.jhtm. Acesso em: 23 de junho de 2014.
PORTAL XEROX. “Relatório de cidadania global 2013”. Disponível em: http://www.xerox.com/corporate-citizenship/2013/ptbr.html. Acesso em: 23 de junho de 2014a.
PORTAL XEROX. “Nosso compromisso com a sustentabilidade”. Disponível em: http://www.xerox.com/downloads/usa/en/e/Environment_Sustainability_Commitment.pdf. Acesso em: 23 de junho de 2014b.
PORTAL XEROX. “Folhas de fatos de sustentabilidade do meio ambiente”. Disponível em: http://www.xerox.com/downloads/usa/en/e/EHS_Environmental_Sustainability.pdf. Acesso em: 23 de junho de 2014c.
PORTAL XEROX. “Relatório de meio ambiente, saúde e segurança”. Disponível em: http://www.xerox.com/assets/pdf/partners/studiocom/GC_Report2_2013.pdf. Acesso em: 23 de junho de 2014d.
PORTAL XEROX. “Cultura Xerox”. Disponível em: http://www.xerox.com/br/rh/cultrax.htm. Acesso em: 23 de junho de 2014e.
PORTAL XEROX. “Cidadania global”. Disponível em: http://www.xerox.com/about-xerox/citizenship/ptbr.html. Acesso em: 23 de junho de 2014f.
PORTAL XEROX. “Sustentabilidade para Meio ambiente, Saúde e Segurança”. Disponível em: http://www.xerox.com/about-xerox/environment/ptbr.html. Acesso em: 23 de junho de 2014g.
PORTER, M. E. Estratégia Competitiva – Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
________. Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
PRAHALAD, C. K; RAMASWAMY, V. (2004). “Co-Creation Ex-periences: The Next Practice In Value Creation”. In: Journal of Interactive Marketing, v. 18, n. 3, p. 5-14.
SANTOS, T. K.; FAVARETTO, F.; SANT’ANNA, A. M. O. Mapeamento do Processo de Logística Reversa dos Supplies de Impressoras e Multifuncionais. In XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual: Desafios da Engenharia de Produção na Consolidação do Brasil no Cenário Econômico Mundial. Belo Horizonte, MG, Brasil, 04 a 07 de outubro de 2011. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2011_TN_STO_145_910_18194.pdf. Acesso em: 23 de junho de 2014.
WILLARD, B. (2009). The sustainability advantage – seven business case benefits of triple bottom line. USA: New Society Publishers, 2009. Disponível em: http://www.amazon.com/The-Sustainability-Advantage-Business-Conscientious/dp/0865714517#reader_0865714517; e http://www.ideiasustentavel.com.br/2009/10/sustentabilidade-em-numeros/. Acesso em: 23 de junho de 2014.
Apontamentos
- Não há apontamentos.