IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS E FINALIDADES DO USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE RONDÔNIA
Resumo
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem representar um importante aliado da educação quando adequadamente utilizadas. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma descrição do histórico de projetos e programas de informática educativa do governo federal, identificar quais são as TIC utilizadas por alunos de uma escola pública e identificar de que maneira estas são utilizadas. Participaram da pesquisa 14 alunos de uma escola estadual de ensino fundamental e médio localizada em zona urbana do município de Ariquemes, todos estudantes do 5º ano e com idade entre 10 e 11 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário. Os resultados demonstraram que apenas 21% dos alunos realizaram algum tipo de curso de informática. 100% deles utilizam o computador na escola, enquanto 71% deles utilizam também em casa, com 70% tendo ainda acesso a internet em seus domicílios. Todos os alunos utilizam na escola o software livre Linux. A maioria dos alunos, 51% utilizavam a internet para jogos, enquanto 42% para pesquisa. Já o uso do computador, foi relatado por 57% dos alunos como sendo para jogos. 57% dos alunos possuíam e-mail e 93% telefone celular. 95% dos alunos disseram preferir o uso da escrita digital por meio do teclado do que o uso convencional do caderno e lápis ou caneta. Com base nesses resultados, é possível concluir que embora bem equipada, a escola participante da pesquisa ainda precisa investir na capacitação de professores e em uma melhor formação dos alunos no campo da informática, para garantir que de fato o uso das TIC represente um fator relacionado com a melhora na qualidade da aprendizagem do aluno.
Texto completo:
PDFReferências
BITENCOURT, P. R. S. A inclusão das tecnologias como recurso didático-pedagógico entre os professores da E. B. B. João Santos Areão, do município de Santa Rosa do Sul, Santa Catarina. 2011. 53 f. Monografia (Especialização em Educação Matemática)-Universidade do Sul de Santa Catarina, Araranguá, 2011.
BORGES NETO, H. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, n. 27, p. 135-138, 1999.
BRASIL. Decreto No 7.462, de 19 de abril de 2011. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas do Ministério das Comunicações, dispõe sobre o remanejamento de cargos em comissão, altera os Anexos I e II do Decreto No 7.063, de 13 de janeiro de 2010, os Anexos I e II do Decreto No 6.188, de 17 de agosto de 2007, o Anexo II do Decreto No 4.597, de 17 de fevereiro de 2003, o Anexo II do Decreto No 5.135, de 7 de julho de 2004, o Anexo II do Decreto No 6.378, de 19 de fevereiro de 2008, o Anexo II do Decreto No 6.207, de 18 de setembro de 2007, os Anexos I e II do Decreto No 6.835, de 30 de abril de 2009, e dá outras providências. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 20 abr. 2011. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2014.
______. Decreto No 7.243, de 26 de julho de 2010. Regulamenta o Programa Um Computador por Aluno – PROUCA e o Regime Especial de Aquisição de Computadores para uso Educacional - RECOMPE. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 26 jul. 2010a. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2014.
______. Decreto No 7.243, de 26 de julho de 2010. Regulamenta o Programa Um Computador por Aluno – PROUCA e o Regime Especial de Aquisição de Computadores para uso Educacional - RECOMPE. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 26 jul. 2010b. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2014.
______. Decreto No 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 12 dez. 2007. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6300.htm>. Aceso em: 23 jul. 2014.
BUENO, J. L. P; GOMES, M. A. O. Uma análise histórico-crítica da formação de professores com tecnologias de informação e comunicação. Revista Cocar, Belém, v. 5, n. 10, p. 53–64, 2011. Disponível em: < http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/196>. Acesso em: 23 jul. 2014.
CHIMENTÃO, L. K. O significado da formação continuada docente. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 4., 2009, Brasília. Caderno de Resumos... Londrina: UEL, 2009. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2014. Não paginado.
LEMOS, C. D.; OLIVEIRA, C. de O. Linus educacional: desafio para o professor. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 1-11, 2011.
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LINS, C. T. L. de. Novas tecnologias e a educação para todos: um experimento de letramento com alunos portadores de necessidade educativas especiais. 2010. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)-Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC), Lages, 2010.
MARTINS, M. Ao conceito de ID... entender o que de quê mesmo? Blog do Magnno Martins, Belo Horizonte, jun. 2010. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2014.
MERCADO, L. P. (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. Programa Nacional de Informática Educativa. Brasília, 1994. Disponível em: . Acesso em: 08 dez. 2014.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógicas. 19. ed. Campinas: Papirus, 2011.
NORA, M. D. A prática pedagógica do professor de matemática: relações entre a formação inicial e continuada e a utilização do Linux educacional. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, 2014.
OLIVEIRA, R. de. Informática educativa: dos planos e discursos à sala de aula. Campinas: Papirus, 1997.
PACIEVITCH, T. Inclusão digital. InfoEscola, [S.I.], [20--?]. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2014.
QUARTIERO, E. M. Formação continuada de professores: o processo de trabalho no núcleos de tecnologia educacional (NTE). In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O MERCOSUL/CONE SUL, 18. 2010. Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2010. p. 552-567.
REBÊLO, P. Inclusão Digital: o que é e a quem se destina? Webinsider, [S.I.], maio 2005. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2014.
RIBEIRO, A. C. O computador como uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem: a visão dos alunos e professores. 2010. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
VALENTE, J. A. Visão analítica da informática na educação do Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre, n. 1, 1997. Não paginado.
Apontamentos
- Não há apontamentos.