Resumo
Este estudo buscou os 17 podcasteros do universo de George R. R. Martin em Game of Thrones. Analisamos os comentários dos internautas no site, indivíduos que tendem a comparar os livros com a série televisiva da TV a cabo HBO. O intuito deste estudo é verificar o que envolve esses internautas ao se interagirem, verificar desde os conteúdos abordados nos livros até as imagens que são postadas no site. Percebemos que o poder de conhecimento sobre tal universo paralelo classifica essa tribo de internautas em uma categoria distinta. Os comentários envolvem fãs e curiosos levando a discussões detalhadas do conteúdo textual da história e da produção deste mundo criado por George Martin. Os leitores desses cinco romances, programados para serem sete obras, conhecem bem tal mundo paralelo, universo de fantasia que permite uma nova forma de relacionamento através da internet – os podcasteros. Em especial trabalhamos com dois exemplares: Game of Thrones, por dentro da série da HBO, que comentam a saga dedicado aos fãs do seriado. O exemplar da HQ, A Guerra Dos Tronos volume 1, foi o segundo exemplar, primeira edição na versão de quadrinhos lançados nos Estados Unidos e compilado dos seis volumes em um único aqui no Brasil. Verificamos que hábitos e comportamentos dos internautas destacam com obras internacionais, no caso de Game of Thrones, tem interesses comuns e relação direta na comunicação destes usuários midiáticos. Interagem com propriedade e vivem um universo global na internet. Política, economia, sociedade e imaginário fazem parte dessa discussão que gera informação através de cada conhecimento individual inserida nesses podcasteros
Referências
ABRAHAM, Daniel. Guerra dos tronos. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.
BOLTER, J. P. e GRUSIN, R. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 1999.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Contexto, 2008.
COGMAN, Bryan. Por dentro da série da HBO Games of Thrones. São Paulo: Editora LeYa, 2013.
DUTRA, Delia. Sobre articulações (e) processos teórico-conceituais: entrecruzamentos do campo midiático com outros campos sociais Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo (NEPP) da Escola Superior de Teologia. Volume 08, 2005.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso, enunciado, texto. In: ______. Análise de textos de comunicação. Tradução de Cecília P. de Souza e Silva, Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2001. p. 51-57.
SAPERAS, Enric. Os efeitos cognitivos da comunicação de massas. Portugal: Asa, 1993.