EDUCAÇÃO E SOCIEDADE 2.0: UM OLHAR SOBRE O POTENCIAL EDUCATIVO DO FACEBOOK.

Manoel Rui Gomes Maravalhas, Alinne Severo Silva

Resumo


Atualmente, as Redes Sociais fazem parte da vida de muitos jovens e adultos e, por conseguinte, dos alunos. O Facebook é, possivelmente, o maior e mais importante sítio de encontro, comunicação, compartilhamentos e interação de ideias e assuntos de interesses comuns entre os estudantes e comunidade em geral, atualmente. Diante disso, observou-se a possibilidade da Rede Social “Facebook”, beneficiar um ambiente de aprendizagem efetivo, participativo e interativo. O objetivo dessa pesquisa é envolver alunos, professores, gestores e equipe pedagógica no espaço escolar, integrando tecnologias educacionais, na utilização da Rede Social Facebook, com características que favoreçam o processo ensino-aprendizagem. Dentre as metodologias de pesquisas utilizadas encontraremos a quantitativa, bibliográfica, diagnóstica e exploratória. A pesquisa aborda a importância em trabalhar a Rede Social na obtenção de conhecimentos, oferecendo aos alunos um novo olhar para as aulas de História, Geografia, ciências e outras disciplinas, despertando nos mesmos um maior interesse pelos assuntos relacionados aos temas propostos, através desta ferramenta, o Facebook, que é de grande interesse e satisfação no dia-a-dia dos alunos. Em seguida, realizou-se um levantamento bibliográfico do pensamento de alguns teóricos pedagógicos e autores sobre o tema, como também, apresentou-se, especificamente, a importância do Facebook na partilha de informação e compartilhamento educacional. Por fim, diagnosticou-se a realidade local acerca do uso da Rede Social por meio de questionários e observação de perfis criados no Facebook para esse fim, como: “Geografia Depressão”, “História Digital” e “Ensinando Ciências na Escola”, para analisar, na prática, a eficiência do mesmo. Os objetivos que originaram a concretização desta pesquisa foram, por um lado, identificar e descobrir a potencialidade educativa da Rede Social Facebook, e por outro, aumentar o empenho, a participação e a interação dos professores e alunos com os conteúdos principalmente de História, geografia e ciência e com os agentes do processo de aprendizagem, visando assim, aprimorar o aproveitamento e o reconhecimento desta ferramenta como um importante recurso nas estratégias dos professores da Educação Básica, almejando um melhor desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem, na Rede Municipal de São Fidélis/RJ. 


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Referências


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