A LINGUAGEM HIPERTEXTUAL NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EAD

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Maria Auxiliadora Silva Freitas

Resumo


A prática da avaliação da aprendizagem no ensino de Educação a Distância (EAD), precisa ser repensada e planejada a partir de uma concepção que priorize a autoria e a coautoria dos sujeitos da aprendizagem na construção de conhecimentos. Para além de uma visão prática-tecnicista, na qual se prioriza as ações pontuais e classificatórias, com características seriamente reprodutivistas, o que se pretende, neste trabalho, é sinalizar alternativas teórico-metodológicas de avaliação, que inclua o uso de hipertextos como procedimentos pedagógicos. Partindo da ideia de que as redes digitais, notadamente a web 2.0, possibilitam novas formas de ler e escrever, a perspectiva de avaliar com o uso da linguagem hipertextual estimula a pesquisa, a intertextualidade, a criatividade e a aprendizagem colaborativa, permitindo que os sujeitos da EAD sejam interlocutores de seus processos de aprendizagem. Pretende-se, pois, apresentar como sugestões, alguns procedimentos de avaliação que sejam pertinentes a esta proposta

Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, D.B. A construção interativa em ambiente hipermídia: as vantagens da hipermodalidade para o aprendizado no meio digital. In: MARCUSCHI, Luiz A; XAVIER, Antônio C. (orgs). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

COSCARELLI, C.V. Entre textos e hipertextos. In: ______ Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, p. 21-50, 2006.

GOMES, Luiz Fernando. Hipertextos multimodais: leitura e escrita na era digital. Jundiaí: Paco Editorial, 2010.

KOCH. Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006.

_____ e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2010.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

_____. O que é o virtual? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005.

MARCUSCHI, Luiz A; XAVIER, Antônio C. (orgs). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

_____. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. In: Linguagem & Ensino, Rio Grande do Sul, EDUCAT, v. 4, n. 1, 2001.

MORIN, Edgar (et.al.). Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.

RAMAL, Andrea Cecilia. Avaliar na cibercultura. Porto Alegre: Revista Pátio, Ed. Artmed, 2000.

______. Educação e cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação Dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1998.

SANTOS, Edméa O. dos. Educação online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. Tese (doutorado). UFBA: Faculdade de Educação, Salvador, 2005.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas, SP: Papirus, 2008.

_____. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.

XAVIER. A. C. & LÉVY, P. Hipertexto e Cibercultura: links com literatura, publicidade, plágio e redes sociais. São Paulo: Respel, 2011.

_____. O hipertexto na sociedade da informação: a constituição do modo de enunciação digital. Tese (Doutorado em Linguística). Campinas: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.