BLOG COM FRONTEIRAS: (DES) APRENDENDO A NAVEGAR NO UNIVERSO DIGITAL POR MEIO DE UM BLOG

Gilmar Martins de Freitas Fernandes

Resumo


Este artigo tem como objetivo (re) contar uma das histórias que foi fruto de experiências que vivi e que foram (re) contadas na dissertação que escrevi no mestrado, a saber: o uso do blog para ensino e aprendizagem de inglês. Especificamente, pretendo apresentar e analisar algumas experiências pessoais relativas ao uso do blog em um curso de extensão sobre letramento digital de professores e, ainda, discutir sobre possibilidades-limitações de uso do gênero blog. Para desenvolver a presente investigação, adoto como perspectiva teórico-metodológica a Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELY, 1998, 2000, 2011; CONNELLY; CLANDININ, 1994, 2000 et al), em que a análise dos textos de campo é feita pela composição de sentidos (ELY; VINZ; DOWNING; ANZUL, 2001). Por meio das histórias narradas e analisadas neste artigo percebi o quanto uma experiência prática de uso do blog é importante para a compreensão do gênero em questão. Ademais, identifiquei que para gerenciar um blog os conhecimentos técnicos são importantes para lidar com questões técnicas, mas para utilizar e explorar as várias possibilidades que o gênero tem a oferecer, é necessário um letramento crítico que nos possibilite ressignificar as práticas sociais requeridas pelo gênero blog.

Palavras-chave: Blog, Gêneros Digitais; Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras; Pesquisa Narrativa. 


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