Imagem-paisagem: suspensões em deslocamentos
Resumo
Este artigo aborda questões relacionadas à interação da imagem e da palavra em produções artísticas contemporâneas. O texto traz uma reflexão a respeito de imagens constituídas por fotografias de paisagens, sobre as quais foram colocadas palavras, escritas em cartazes, que não têm qualquer vínculo com aquilo que está sendo mostrado, colocando em suspensão entre o que é visualizado e o que é nomeado. É discutida a autonomia da imagem e o limite da palavra, na produção de semelhanças e similitudes na obra denominada de Primeiras Palavras ‒ CASA e LUA ‒ feita pela artista Sandra Rey, a partir de algumas considerações de Michel Foucault.
Texto completo:
PDFReferências
BLAUTH, Lurdi. Forapalavradentro. Novo Hamburgo, RS: Ed. do autor, 2013.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta - ensaios para uma futura filosofía da fotografía. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
REY, Sandra. Situações (armadilhas) para captar desejos: Primeiras palavras – Casa – Lua. In: BLAUTH, L. Forapalavradentro. Novo Hamburgo: Ed. do autor. 2013.
ROUILLÉ,André. A fotografia – entre o documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, SP, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.